Racha: acaba aliança de Wilson Lima e David Almeida

O pivô dessa separação política é presidente da ALE-AM, Roberto Cidade, que teve apoio declarado pelo governador para disputar â prefeitura de Manaus

Ferreira Gabriel, Gabriel Ferreira e Neuton Corrêa da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 25/03/2024 às 22:40 | Atualizado em: 25/03/2024 às 22:53

Desgastada há meses, a aliança entre o governador Wilson Lima (União Brasil) e o prefeito de Manaus David Almeida (Avante) chegou ao fim na noite desta segunda feira (25).

O racha entre os políticos ocorre quatro meses antes do previsto pelo próprio governador.

E o pivô dessa separação política é presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Roberto Cidade (União Brasil).

“Eu preciso do Roberto Cidade na prefeitura de Manaus”, declarou o governador em seu discurso de apoio à pré-candidatura de Roberto Cidade lançada hoje.

Além disso, o governador destacou que vai trabalhar para que Cidade seja próximo prefeito de Manaus. “Conte com meu empenho pessoal. Nós precisamos que você esteja no comando da prefeitura de Manaus”, disse Lima.

No final de seu discurso o governador falou para Cidade: “Sou um soldado da sua campanha, vamos pra cima”.

O evento foi marcado por críticas ao prefeito David Almeida. Todos os oito políticos que discursaram criticaram a gestão David Almeida, entre esses o presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Caio André (PSC), o governador Wilson Lima, e o presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, que veio a Manaus incessar o nome de Roberto Cidade.

Por exemplo, Rueda atacou o prefeito dizendo ser estranho num estado com 62 municípios, apenas um, Manaus, não estar alinhado com o governador Wilson Lima.

Leia mais

Lima sinaliza apoio a pré-candidatura de Cidade para prefeito de Manaus

Força política

Além da ofensiva contra David, o evento quis mostrar também poder de mobilização e força política.
Tanto é que o salão de festa do clube Sesi do Trabalhador superlotou.

No que diz respeito a força política, Roberto Cidade levou para o evento 17 vereadores, quase a metade da Câmara Municipal de Manaus. Levou ainda 12 deputados estaduais, metade da Assembleia, prefeitos do interior e um deputado federal.

Para ficar ressaltado esse detalhe na festa o cerimonial anunciou o nome de cada um dos políticos presentes.

Foto: BNC Amazonas