OperaĂ§Ă£o Atalaia: PF fecha garimpos no sul do Amazonas

Em parceria com a Força Nacional e Instituto Chico Mendes, aĂ§Ă£o quer desmantelar mina de cassiterita em parque ambiental

AntĂ´nio Paulo, do BNC Amazonas em BrasĂ­lia

Publicado em: 08/04/2024 Ă s 20:09 | Atualizado em: 08/04/2024 Ă s 21:18

A operaĂ§Ă£o Atalaia, da PolĂ­cia Federal, Força Nacional e Instituto Chico Mendes de ConservaĂ§Ă£o da Biodiversidade (ICMBio), destruiu cinco pontos de garimpo ilegal de cassiterita no parque nacional Campos AmazĂ´nicos, no extremo sul do Amazonas e RondĂ´nia.

AlĂ©m disso, a polĂ­cia e os agentes ambientais destruĂ­ram cinco barracos, um motor-bomba e uma escavadeira hidrĂ¡ulica. A aĂ§Ă£o ocorreu entre os dias 5 e 7 de abril.

Este Ă©, portanto, o resultado da segunda fase da operaĂ§Ă£o Atalaia, iniciada março deste ano. A operaĂ§Ă£o tem como foco a prevenĂ§Ă£o e repressĂ£o Ă  extraĂ§Ă£o ilegal de cassiterita na reserva ambiental.

O parque, com 961,5 mil hectares, fica localizado, em quase sua totalidade, nos municĂ­pios de Novo AripuanĂ£ e ManicorĂ©, no Amazonas.

Mas, também tem partes no município de Machadinho D´Oeste, em Rondônia, e em Colniza, no Mato Grosso.

O municĂ­pio de HumaitĂ¡, apesar de estar fora dos limites do parque, exerce grande influĂªncia no contexto regional por estar na divisa do Amazonas com RondĂ´nia e Mato Grosso

De acordo com a PolĂ­cia Federal, nessa segunda fase da operaĂ§Ă£o Atalaia, foram fiscalizados locais estratĂ©gicos identificados durante as apurações, como os pontos de garimpos ilegais.

E para nĂ£o ter possibilidade de remoĂ§Ă£o do local, foram feitas as retiradas ou desintrusões de equipamentos utilizados na prĂ¡tica ilegal.

Leia mais

Forças Armadas retomam combate ao garimpo nas terras ianomĂ¢mis

Apreensões

Assim como ocorreu em março, tendo em vista o local do crime ser de difĂ­cil acesso, a operaĂ§Ă£o contou com a participaĂ§Ă£o dos aviadores tĂ¡ticos, do comando de aviaĂ§Ă£o operacional da PolĂ­cia Federal.

Esse grupo Ă© responsĂ¡vel por promover o apoio aĂ©reo no helicĂ³ptero Caçador 10 Ă  toda equipe, facilitando a movimentaĂ§Ă£o dos policiais, agentes do ICMBio e Força Nacional dentro da Ă¡rea do garimpo.

A PF informa ainda que as investigações continuam.

Bens apreendidos e inutilizados nas duas fases da operaĂ§Ă£o Atalaia

• 14 garimpos
• 11 barracos
• 13 motores-bomba
• 1 motocicleta
• 1 caminhĂ£o
• 6 escavadeiras hidrĂ¡ulicas
• 10 mil litros de Ă³leo diesel
• 4 caixas separadoras

*Com informações da Polícia Federal.

Foto: divulgaĂ§Ă£o