Garimpeiros fogem a pé em operação na terra Ianomâmi

Imagens mostram um grupo correndo para a floresta e até escondendo o maquinário utilizado na extração ilegal

Publicado em: 20/04/2024 às 18:16 | Atualizado em: 22/04/2024 às 12:30

Garimpeiros ilegais que operam na Terra Indígena Ianomâmi, em Roraima, fugiram após serem flagrados durante uma operação de combate ao garimpo no território.

Imagens mostram um grupo correndo para a floresta e até escondendo o maquinário utilizado na extração ilegal.

A ação ocorreu na região do Rio Catrimani, um dos mais afetados pelo garimpo dentro do território, na última quinta feira (18). A fiscalização faz parte da Operação Catrimani II, coordenada pelas Forças Armadas, em conjunto com a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

As imagens mostram quando os agentes se aproximaram de uma área de garimpo em um helicóptero. Com a chegada deles, aos menos cinco invasores fugiram a pé para a floresta, deixando para trás a estrutura que alimenta a atividade ilegal, como motores que fazem a sucção de materiais do fundo do rio. Outros garimpeiros, no entanto, ainda resistiram e tentaram esconder o maquinário.

Os agentes ainda destruíram um acampamento utilizado como moradia por garimpeiros, montado na floresta. No local foram encontrados celulares e documentos de identificação, alguns de migrantes. Ninguém foi preso na ação.

De acordo com o diretor geral da Casa de Governo, que tem o objetivo de monitorar e enfrentar a crise, Nilton Tubino, o processo de atuação do garimpo mudou e isso impacta o monitoramento dele.

Leia mais no G1

Leia mais

Ianomâmis sofreram tentativa de genocídio, afirma ministra de Lula

Foto: Ronny Alcântara/Rede Amazônica