Lucas Dias e a profissionalização das obras públicas de Parintins
Lucas foi o primeiro secretário de obras de Parintins com formação superior após longo domínio dos antigos mestres de obras

Neuton Corrêa, do BNC Amazonas
Publicado em: 24/04/2024 às 18:07 | Atualizado em: 24/04/2024 às 18:07
O Lucas Dias, parintinense adotado pela cidade, morreu hoje em Manaus em decorrência de complicações cardíacas.
Evidente e imediatamente, Lucas Dias merecerá registro pela função pública que exerceu no município como secretário de obras.
Esse cargo ele ocupou na gestão de dois prefeitos: Raimundo Reis e Bi Garcia.
No entanto, o Lucas Dias tem importância para além do cargo e do local onde o exerceu.
Na verdade, Lucas nasceu Luiz Geraldo Freitas Dias. Nasceu em Benjamim Constant, em 1959, mas adotou Parintins ainda jovem, aos 34 anos de idade.
Sua nomeação a secretário de Obras significou um salto na história das obras públicas no município e no interior do Amazonas.
Pode-se compará-lo um salto da lamparina à lâmpada.
Sim. Ele é o começo da profissionalização das obras públicas em Parintins.
Arquiteto, formado pela Universidade Federal do Paraná, ele foi o primeiro secretário de obras com formação superior após longo domínio dos antigos mestres de obras.
A propósito, lembram do Parrudo, do Falcão e do Betinho? Eles cumpriram importante papel no tempo em que o estado carecia dos engenheiros e arquitetos de faculdade.
Lucas Dias foi pioneiro em Parintins. Poderia ter ficado em Manaus, na capital. Afinal, ele era egresso da gestão Arthur Neto, em sua primeira passagen pela Prefeitura de Manaus (1989-1992).
Ele foi pra Ilha do boi-bumbá, casado. Depois, apaixonou-se por uma cunhã de Parintins e em Parintins ficou até sua despedida.
Graças à sua decisão, a cidade ganhou obras públicas complexas, necessárias e que combinavam com o crescimento e a relevância que o município ganhou com Garantido e Caprichoso.
Obras
De sua lavra, por exemplo, saíram:
Anfiteatro Sila Maçal, na praça dos bois;
Revitalização da praça Eduardo Ribeiro;
Revitalização do quase centenário Mercado Leopoldo Neves;
Museu de Parintins;
Praça Digital do Cristo Redentor;
Cantagalo;
Praça do Complexo Seu Jovem.
Diante disso, o doutor Lucas, como ficou conhecido em Parintins, merece as honras e as glórias daqueles que escrevem sua vida com competência.