Amazônia: MP-AM sedia encontro de combate ao crime organizado
O evento visa debater estratégias e fortalecer os grupos de atuação contra criminosos na região amazônica.

Diamantino Junior
Publicado em: 26/04/2024 às 17:01 | Atualizado em: 26/04/2024 às 17:01
Um encontro de autoridades do Brasil, Colômbia e Peru que combatem o crime organizado vai acontecer em Manaus nos dias 16 e 17 de maio. A sede da Procuradoria-Geral de Justiça, do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) é o local do evento.
Conforme o MP, a reunião é inédita na Amazônia para debater estratégias de atuação e avançar no fortalecimento dos grupos de combate aos criminosos.
“O encontro do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas será uma oportunidade ímpar de integração. Uma oportunidade de, juntos, avançarmos no enfrentamento aos grupos criminosos. Temos de estar à frente desses grupos”, afirmou o procurador-geral Alberto Nascimento Júnior.
Ele preside o grupo junto ao Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais e realizará essa primeira reunião presencial com todos os Gaeco (grupos de atuação especial contra o crime organizado) do país.
Também devem participar do encontro em Manaus os procuradores-gerais, conselheiros e chefes de inteligência das instituições.
Leia mais
Crime organizado já domina a Amazônia
Convite à Colômbia
Nascimento Júnior disse que a cônsul-geral da Colômbia no Amazonas, Sandra Milena Salazar, foi convidada neste dia 26 a integrar o grupo nacional. Ela visitou o MP-AM hoje.
Para o coordenador do Gaeco/MP-AM, promotor Igor Starling, “o objetivo da presença [da Colômbia] seria promover a troca de experiências das autoridades colombianas, da ação contra o crime organizado na região da tríplice fronteira com o Amazonas, para um diálogo sobre trânsito de ilícitos, facções indo para o exterior e demais temas dessa natureza”..
Ele vai coordenar o evento em Manaus.
*Com informações da assessoria de comunicação do MP.
Foto: fotospúblicas