Ministério e Anac prometem apoio logístico ao festival de Parintins
Há previsão de aumento no número de voos para Parintins durante o evento e a expectativa é movimentar mais de R$ 150 milhões na economia local.

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 09/05/2024 às 18:27 | Atualizado em: 09/05/2024 às 18:29
O Ministério da Defesa vai garantir o apoio logístico, por meio da Marinha e Aeronáutica, durante o Festival Folclórico de Parintins, a ser realizado nos dias 28, 29 e 30 de junho.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também vai participar das operações durante o festival.
A garantia foi dada pelo ministro José Múcio Monteiro ao governador do Amazonas, Wison Lima, que estava acompanhado pelo secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo, e presidentes dos bois Garantido e Caprichoso, Fred Góes e Rossy Amoedo, respectivamente.
Dessa forma, Lima destacou que todos os anos a Marinha tem tido um papel fundamental no festival, pois, todos os anos faz a fiscalização.
É, portanto, a Capitania dos Portos que verifica a documentação das embarcações, organiza o tráfego marítimo até a Parintins, visto haver grande qualidade de barcos que chega à cidade no período da festa folclórica.
Operação aérea
Assim como, todos os anos a Aeronáutica monta uma estrutura para receber as aeronaves que irão pousar no município durante o período do festival.
Lima lembrou ao ministro da Defesa que a cada ano vem aumentando as operações de pouso e decolagens em Parintins.
De acordo com o governador, em 2019, houve aproximadamente 300 operações. Já no ano passado, foram 800 pousos e decolagem.
Já a expectativa deste ano é que chegue a ter aproximadamente 1.000 chegadas e partidas de voos no aeroporto de Parintins.
Leia mais
Festival de Parintins tem toada de ministro de Lula para boi Caprichoso
Campinas-Parintins
“Pela primeira vez, a companhia aérea Azul vai fazer um voo Campinas- Parintins e praticamente todas as passagens estão vendidas. Então, é importante a participação da Aeronáutica no sentido de montar essa estrutura para garantir a segurança aérea”, disse o governador.
Ao final da reunião, o ministro garantiu a operação em Parintins, inclusive disse já ter determinado aos representantes da Marinha e da Aeronáutica a preparação e execução da ação no município do Amazonas.
A 57ª edição do Festival Folclórico de Parintins, com a disputa entre o bois-bumbás Garantido e Capricho, será realizada no último final de semana de junho.
A festa deve receber cerca de 120 mil visitantes e movimentar mais de R$ 150 milhões na economia local gerando emprego e renda, especialmente aos profissionais da área do turismo e economia criativa.
Foto: BNC Amazonas