Mutirão neurológico em Coari atende 150 e vai ser bimestral

Determinação é do prefeito Keitton Pinheiro. As consultas neurológicas atenderam crianças autistas e com déficit de atenção

Antonio Paulo

Publicado em: 21/05/2024 às 17:54 | Atualizado em: 21/05/2024 às 17:54

A Prefeitura de Coari realizou no último fim de semana (17 e 18 de maio), um mutirão de atendimento neurológico e atendeu 150 pacientes. Entre os beneficiados estavam crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH).

Desse modo, por conta da demanda e dos resultados alcançados, o prefeito Keitton Pinheiro determinou a realização do mutirão neurológico a cada dois meses.

Assim, as consultas foram realizadas na policlínica Dr. Roque Juan Dell’Oso. Já os pacientes vieram das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são a porta de entrada para o acesso dos usuários ao atendimento especializado.

De acordo com Keitton Pinheiro, essa iniciativa é parte do cronograma da Secretaria de Saúde (Semsa), visando garantir que os cidadãos tenham acesso ao atendimento especializado que merecem, proporcionando diagnósticos mais rápidos e tratamentos mais eficazes.

“Estamos empenhados em oferecer serviços de qualidade e em reduzir o tempo de espera para consultas especializadas. Desde já, agradeço a todos os profissionais envolvidos”, destacou o prefeito coariense.

Representantes da Associação de Pais Unidos pelos Autistas e TDAH de Coari (Pupac) estiveram presentes e ressaltaram a importância de ações como esta para a comunidade.

“É uma grande satisfação hoje termos um profissional especializado, qualificado, que realmente possa atender as necessidades da nossa população, das nossas mães, das nossas famílias, das nossas crianças”, disse Maicon Castro, um dos representantes da Pupac.

Centro de artes

Ainda na última semana, durante uma visita ao Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), no bairro Chagas Aguiar, Keitton Pinheiro anunciou a modernização do local.

O centro de artes tem o objetivo de abrigar uma série de atividades, atendimentos e uma instalação dedicada à coordenação voltada a crianças com autismo.

“Esta iniciativa reflete nosso compromisso com a inclusão e o bem-estar de todos os cidadãos, especialmente aqueles que precisam de apoio adicional”, afirmou na ocasião.

Crianças com TEA e TDAH serão atendidas no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) de Coari

Cirurgias gerais

O prefeito enfatizou também o sucesso do mutirão de cirurgias gerais, realizadas entre os dias 9 e 12 deste mês de maio no Hospital Regional de Coari.

Foram 82 intervenções, evitando que os pacientes precisassem se deslocar até a capital Manaus.

“Essa conquista não apenas alivia o sofrimento de tantos, mas também fortalece o vínculo de confiança entre nossa administração e nossa amada cidade”, enfatizou.

O prefeito Keitton Pinheiro disse ainda que os mutirões na área da saúde serão frequentes.

Prefeito de Coari, Keitton Pinheiro (à direita), ouve o médico especializado em neurologia no mutirão de saúde

Fotos: Divulgação