Programa de luz a LED atinge 40 municípios do Amazonas em dois anos
Há várias vantagens sobre o sistema convencional, como durabilidade das lâmpadas e economia nos custos de consumo.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 23/05/2024 às 08:00 | Atualizado em: 23/05/2024 às 08:00
O Governo do Estado divulgou ontem (22) que o programa de modernização do sistema de iluminação pública Ilumina+ Amazonas atingiu 40 dos 62 municípios em dois anos.
Lançado em 2022 pelo governador Wilson Lima, o programa, que só usa lâmpadas a LED, também foi implantado em 62 comunidades rurais e indígenas.
Conforme o governo, esse tipo de lâmpada é menos poluente, tem maior durabilidade e consome menos energia.
De acordo com o secretário Marcellus Campelo, da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), responsável pelo programa, já são mais de 70 mil pontos de LED instalados.
As luminárias de LED proporcionam uma economia de energia de até 60% e duram dez vezes mais que as lâmpadas convencionais. Isso também contribui para a redução de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, porque reduz o uso de combustível fóssil nos municípios abastecidos por termelétricas.
O programa prevê que, em dez anos, devem ser retiradas 151 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) da atmosfera. Com isso, contribuindo no enfrentamento às mudanças climáticas.
A meta é atender os 61 municípios do interior do Amazonas até a 30ª Conferência do Clima (COP-30), em novembro de 2025, em Belém (PA).
Leia mais
Governador entrega a Manacapuru nova iluminação a LED
Foto: Secom