Rio Negro: barco afunda com servidores do Governo do Amazonas

Barco com 17 funcionários públicos naufraga parcialmente no Amazonas. Equipe estava em missão de prevenção à estiagem e cadastro social.

Publicado em: 04/06/2024 às 15:15 | Atualizado em: 04/06/2024 às 15:15

Um barco que transportava funcionários da Defesa Civil, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Educação do Amazonas naufragou parcialmente na tarde dessa segunda-feira (3/6), próximo à comunidade de Cartucho, nas proximidades do município de Santa Isabel do Rio Negro (a 360 quilômetros de Manaus). Dezessete pessoas estavam na embarcação e todas conseguiram se salvar, segundo reportagem de Marcela Leiros da Revista Cenarium.

Segundo informações do coordenador da Defesa Civil, Jhon Leno, o barco “Thiago IV” deixou o município às 7h de terça (3/6).

A viagem fazia parte de ações de prevenção dos impactos da estiagem de 2024, incluindo o cadastro de comunidades e o mapeamento de pontos geográficos para prevenção de enchentes.

Imagens publicadas pela Revista Cenarium mostram a embarcação tombada na margem do rio. Após o quase naufrágio, os passageiros retiraram seus pertences e aguardaram resgate.

A equipe estava encarregada de realizar o cadastro de CPF, Bolsa Família e outros serviços essenciais. Além disso, o barco transportava merenda escolar que seria entregue às escolas rurais da região.

“Saímos de Santa Isabel do Rio Negro às 7 horas da manhã, com destino à comunidade do Marfi, mas o barco naufragou às 14h45 no porto da Comunidade do Cartucho. De repente, a água começou a entrar por trás do barco. No entanto, quando o barco virou, as pessoas que estavam nos camarotes de cima conseguiram sair a tempo. Se elas estivessem nos camarotes de baixo, a tragédia seria maior”, afirmou Jhon Leno.

Foto: reprodução Cenarium