Rio Negro: barco afunda com servidores do Governo do Amazonas
Barco com 17 funcionários públicos naufraga parcialmente no Amazonas. Equipe estava em missão de prevenção à estiagem e cadastro social.

Publicado em: 04/06/2024 às 15:15 | Atualizado em: 04/06/2024 às 15:15
Um barco que transportava funcionários da Defesa Civil, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Educação do Amazonas naufragou parcialmente na tarde dessa segunda-feira (3/6), próximo à comunidade de Cartucho, nas proximidades do município de Santa Isabel do Rio Negro (a 360 quilômetros de Manaus). Dezessete pessoas estavam na embarcação e todas conseguiram se salvar, segundo reportagem de Marcela Leiros da Revista Cenarium.
Segundo informações do coordenador da Defesa Civil, Jhon Leno, o barco “Thiago IV” deixou o município às 7h de terça (3/6).
A viagem fazia parte de ações de prevenção dos impactos da estiagem de 2024, incluindo o cadastro de comunidades e o mapeamento de pontos geográficos para prevenção de enchentes.
Imagens publicadas pela Revista Cenarium mostram a embarcação tombada na margem do rio. Após o quase naufrágio, os passageiros retiraram seus pertences e aguardaram resgate.
A equipe estava encarregada de realizar o cadastro de CPF, Bolsa Família e outros serviços essenciais. Além disso, o barco transportava merenda escolar que seria entregue às escolas rurais da região.
Leia mais
Oito desaparecem em naufrágio no Varre Vento, em Parintins
“Saímos de Santa Isabel do Rio Negro às 7 horas da manhã, com destino à comunidade do Marfi, mas o barco naufragou às 14h45 no porto da Comunidade do Cartucho. De repente, a água começou a entrar por trás do barco. No entanto, quando o barco virou, as pessoas que estavam nos camarotes de cima conseguiram sair a tempo. Se elas estivessem nos camarotes de baixo, a tragédia seria maior”, afirmou Jhon Leno.
Foto: reprodução Cenarium