Câmara de Parintins concede medalha Jair Mendes ao #Toadas/BNC

Proposta do vereador Telo Pinto reconhece a importância do programa para o desenvolvimento do festival de Parintins.

Câmara de Parintins concede medalha Jair Mendes ao #Toadas/BNC

Ednilson Maciel, Da Redação do BNC Amazonas  

Publicado em: 14/06/2024 às 10:56 | Atualizado em: 14/06/2024 às 10:56

A Câmara Municipal de Parintins aprovou nesta semana proposta do vereador Telo Pinto (Avante) que concede a Medalha do Mérito Cultural Jair Mendes ao programa #Toadas, criado e realizado anualmente pelo site BNC Amazonas.

O projeto de Telo Pinto foi aprovado em plenário por unanimidade.

Uma solenidade para entrega da honraria está prevista para este 22 de junho, quando o #Toadas/BNC realiza show em Parintins.

A medalha Jair Mendes reconhece a importância do #Toadas/BNC para o desenvolvimento do Festival Folclórico de Parintins, principal evento cultural da cidade.

Leia abaixo o memorial que o vereador Telo Pinto apresentou sobre o programa.

Memorial – Programa #Toadas

O programa #Toadas, nos últimos anos, tornou-se um dos mais importantes eventos da pré-temporada do Festival Folclórico de Parintins, na capital do estado.

Desde o ano passado, na gestão do prefeito Bi Garcia, que apoia o programa desde sua criação, o #Toadas faz parte do calendário de atividades culturais da festa bovina na ilha.

O programa foi criado no fim de 2016, quando o governo de então zerou o patrocínio público estadual do festival e dos bumbás Garantido e Caprichoso.

Sem estímulo estatal, os investimentos privados também minguaram no setor.

Enquanto em Parintins, a cidade e os bois se reinventavam para não deixar de promover o festival em alto nível, em Manaus a toada desaparecia.

Com o ritmo de boi-bumbá em queda, após a explosão da década anterior, as emissoras de rádio e TV retiravam de suas programações a execução das toadas.

As casas noturnas substituíram as festas de boi-bumbá por eventos de pagode e forró.

Com isso, produtores, compositores, músicos, bailarinos, técnicos de som e de iluminação e tantos outros profissionais dessa cadeia econômica, ficavam desempregados. Assim, sem trabalho e renda.

É nesse contexto que nasce o #Toadas. A ideia era recolocar o ritmo de boi no mercado manauara, mas usando a forma de comunicação que estava ao alcance de todos: as lives de Facebook e YouTube.

Havia pressa em reaquecer o segmento. Assim sendo, a primeira live foi ao ar no dia 31 de dezembro de 2016, transmitida por um aparelho celular no estúdio do site BNC Amazonas .

Foi a mais longa temporada da história do programa, com duração de seis meses, encerrada em pleno festival, fim de junho de 2017.

A primeira transmissão atraiu vários artistas e amantes do ritmo de Parintins.

A experiência mexeu tanto com os artistas que o segundo programa precisou ser realizado num local maior, a cozinha da dona Darci, na Cidade Nova.

Quatro meses depois, o evento chegou aos Clubes, primeiro ao Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Amazonas.

Na semana seguinte, a festa já estaria nas casas noturnas do Vieiralves, o mais requintado endereço de eventos de Manaus.

Oito temporadas depois, o #Toadas ousou ainda mais. Rompeu com a roda de toada-festa e promoveu rodas de toadas-shows, numa casa noturna da classe média, na Ponta Negra.

Contudo, a ousadia não estaria na aposta do endereço, mas na forma de manter a cantação e contação da história da música dos bois de Parintins, em respeito às raízes da toada.

Leia mais

#Toadas/BNC fecha pré-festival com duelo azul x vermelho

Programa dos artistas

Com a comida da Dona Darci mantida até hoje e o ambiente criado pela produção, ao longo desses anos o #Toadas tornou-se a casa dos artistas, que hoje se sentem parte do evento e da organização.

Personagens

Nessa história, podem-se destacar os nomes dos quatro fundadores do #Toadas: o filósofo Neuton Corrêa, o apresentador Juliano Santana, o maestro Neil Armstrong e o cantor Klinger Araújo, falecido na pandemia da covid-19, em setembro de 2020.

Também podem ser reconhecidos neste movimento de fundação dos jovens, Neuton Segundo e Luan Santana, filhos de Neuton e Juliano.

Foram eles dois que tiveram a ideia do nome do programa. Aos 20 anos de idade, eles tiveram a genial imaginação de agregar ao Toadas um símbolo do mundo moderno e digital, rompendo com o pensamento analógico da época.

A “tag” #Toadas combinaria com o programa de internet e os novos tempos da era digital.

Há de se destacar nessa breve história do programa agentes públicos que tiveram grande importância ao #Toadas.

O senador Omar Aziz foi o primeiro admirador do programa. Aliás, foi dele a sugestão de tirar o programa do estúdio e transformá-la em uma roda de festa.

Também foi ele que fez os primeiros investimentos da compra dos primeiros microfones, caixas e mesas de som do #Toadas.

O outro agente público importante na história do #Toadas foi o governador Wilson Lima.

Wilson ampliou os incentivos públicos no programa, tornando-o parte do calendário das festas de boi-bumbá em Manaus.

Da mesma se reconhece a importância de Bi Garcia, como incentivador do evento.

Beto Nicolau (Samel) foi o primeiro a associar o nome de uma grande marca ao programa.

BNC e a história do #Toadas

O site BNC Amazonas entra nessa história junto com o DNA de seu fundador, Neuton Corrêa.

Em um primeiro momento, como apoiador; depois, como aposta de associar a marca jornalística a uma marca cultural.

O BNC Amazonas promoveu e financiou as duas primeiras edições do programa, em 2017 e 2018. Em 2019, a empresa viria a receber ajuda de parceiros.

E assim nasceu o #Toadas.

Fórmula de qualidade mantida até hoje. Ter na feitura do programa os melhores:

  • Carlos Kaita – produtor
  • Joel Macklufe – diretor de som
  • Alex Fideles Welcrin – designer
  • César Carvalho – diretor de palco
  • Jander Freitas – assistente de palco
  • Getúlio Cetraro – diretor comercial
  • Neuton Segundo – diretor de operações e transmissão.

Por temporada, o programa chega a empregar cerca de 120 pessoas.

Foto: Euzivaldo Queiroz/especial para o BNC Amazonas