O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit ) assinou nesta segunda-feira (24) duas ordens de serviço para a execução de dragagem no Rio Madeira. Uma delas abrange o plano de manutenção aquaviária da hidrovia do rio Madeira, entre Porto Velho (RO) e Manicoré, no interior do Amazonas.
A autarquia incorporou esses projetos em seu cronograma de dragagens regulares, monitorando continuamente os pontos mais críticos desde 2022.
Essas ações visam garantir a navegabilidade dos rios da região, para minimizar os impactos das estiagens futuras, além de promover o desenvolvimento econômico e social da região amazônica.
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Novas Ordens de Serviço
O Dnit se prepara para assinar nas próximas semanas as Ordens de Serviço no trecho Norte do Rio Paraguai, entre os municípios de Cáceres, no estado do Mato Grosso, e Corumbá, no estado do Mato Grosso do Sul, além do Rio Taquari, no estado do Rio Grande do Sul.
Com uma extensão navegável de 86,5 quilômetros, a hidrovia do rio Taquari conecta o porto rodo-hidro-ferroviário de Estrela aos portos de Porto Alegre e Rio Grande, passando por terminais de uso privado nas margens das hidrovias estaduais.
Já o trecho do Rio Paraguai entre Cáceres e Corumbá desempenha um papel crucial na navegação e economia da região Centro-Oeste do Brasil. Essa hidrovia é essencial para o transporte de carga e passageiros, proporcionando acesso a importantes centros urbanos e portos locais. Apesar dos desafios causados pelo assoreamento, a manutenção regular é fundamental para garantir a navegabilidade e promover o desenvolvimento econômico das áreas ribeirinhas.
O assoreamento dos rios no Brasil é um dos principais desafios ambientais, comprometendo a profundidade dos canais e dificultando a passagem de navios. A dragagem desempenha um papel crucial na limpeza e remoção de sedimentos do fundo das águas, preservando a navegabilidade e a integridade dos ecossistemas aquáticos.
Foto: Dnit/divulgação