Ianomâmis: garimpeiros não desistem, operação destrói 11 pistas de pouso
Operação Catrimani II destrói pistas de pouso clandestinas na Terra Indígena em Roraima. Combate ao garimpo ilegal e à crise humanitária na região continua como foco das autoridades.

Diamantino Junior
Publicado em: 10/07/2024 às 22:41 | Atualizado em: 11/07/2024 às 08:54
Em uma ação conjunta de combate ao garimpo ilegal, entre a Casa do Governo, Forças Armadas, Força Nacional e Ibama, 11 pistas de pouso clandestinas utilizadas por garimpeiros para acessar a Terra Indígena Ianomâmi, em Roraima, foram destruídas entre os dias 3 e 7 de julho.
As pistas, localizadas na região de Campos Novos, em Iracema, foram inutilizadas por meio de escavações que criaram valas profundas, impedindo o pouso de aeronaves.
A ação priorizou as pistas de acordo com planejamento conjunto com o Ibama.
Equipes enfrentaram dificuldades de acesso às localidades, alagamentos e chuvas durante a operação.
Operação Catrimani II
A iniciativa do Ministério da Defesa visa combater o garimpo ilegal na Terra Indígena Ianomâmi, a maior do Brasil, e conta com a participação de diversos órgãos de segurança pública, agências e Forças Armadas, em conjunto com a Casa de Governo de Roraima.
Emergência na Terra Ianomâmi
A região enfrenta crise humanitária desde janeiro de 2023, com a presença de cerca de 7 mil garimpeiros ilegais, mesmo após um ano da decretação de emergência pelo governo federal.
Leia mais
Ianomâmis: Marinha substitui FAB em operação contra garimpo ilegal
Apesar da redução de 65% no número de invasores em relação ao início das operações, o combate ao garimpo ilegal e a crise humanitária continuam sendo desafios na região.
Leia mais no g1
Foto: Comando Militar da Amazônia/divulgação