Inmetro e Instituto Zeca Pagodinho dão curso a jovens e adultos

Durante quatro meses, curso sobre controle de qualidade terá aulas presenciais em Xerém, no Rio.

Ednilson Maciel, Da Redação do BNC Amazonas em Brasília  

Publicado em: 12/07/2024 às 11:36 | Atualizado em: 12/07/2024 às 11:36

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Instituto Zeca Pagodinho (IZP) abriram inscrições para o curso de Auxiliar de Controle de Qualidade, oferecendo oportunidades de qualificação e ingresso no mercado de trabalho.

Com início previsto para agosto de 2024, o curso será realizado de forma presencial em Xerém/Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, e terá duração de quatro meses.

Podem se inscrever candidatos que tenham concluído ou estejam cursando o 2º ou 3º ano do ensino Médio. O curso será realizado presencialmente das 9h às 12h.

De acordo com a direção do Inmetro, o objetivo é formar jovens e adultos para atuação em diversas áreas, como empresas, indústrias, comércio, serviços e laboratórios.

Além de realizar tarefas de inspeção, organização, armazenamento, verificação de conformidade, liberação de produtos e serviços, e controle de qualidade e segurança.

Inscrições

Desse modo, estão sendo oferecidas 20 vagas. As inscrições ocorrerão de 10 a 26 de julho de 2024, pelo formulário eletrônico disponível no site do Inmetro (https://docs.google.com/forms/d/1DGjoM3tkI7oeGmjUmM4X-oAVEjbkGjcGSJfV5PbNIrY/viewform?pli=1&pli=1&edit_requested=true)

Também é possível se inscrever presencialmente no laboratório de informática do Instituto Zeca Pagodinho.

Para a inscrição, é necessário apresentar cópias digitais de documentos de identificação, comprovante de escolaridade e e-mail atualizado.

Provas

Os candidatos devem submeter a uma redação sobre um tema atual no momento da inscrição. A prova vale 10 pontos e os candidatos devem obter entre 5 e 10 pontos para serem aprovados.

Os resultados serão divulgados no site do Instituto Zeca Pagodinho e na página do Instagram @institutozecapagodinho no dia 2 de agosto de 2024.

Os 20 primeiros candidatos aprovados serão chamados para matrícula entre 12 e 16 de agosto de 2024, no Inmetro. Caso restem vagas não preenchidas, outros candidatos aprovados serão convocados conforme a ordem de classificação.

Leia mais

Inmetro divulga data de provas do concurso público: 1° de setembro

Eliminação

Os candidatos que não entregarem todos os documentos, não apresentarem a redação, usarem documentos falsos ou cometerem outras irregularidades serão eliminados.

Alunos que não frequentarem os dez primeiros dias de aula sem justificativa serão considerados desistentes.

Por fim, os aprovados, que não sejam do estado do Rio de Janeiro, deverão arcar com todos os custos (transporte, hospedagem e alimentação) durante os quatro meses de curso.

Para mais detalhes sobre o processo seletivo, requisitos e prazos, confira, no link a seguir, o edital completo: (https://www.gov.br/inmetro/pt-br/assuntos/ensino-e-pesquisa/ensino-tecnico/edital-8julho2024-curso-auxiliar-qualidade.pdf).

Fotos: divulgação