Inmetro fiscaliza balanças utilizadas na medição de medicamentos
Operações do instituto verificaram 760 instrumentos de pesagem em farmácias de manipulação de dez estados da federação

Ednilson Maciel
Publicado em: 13/07/2024 às 08:42 | Atualizado em: 13/07/2024 às 08:42
Fiscais do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizaram operações especiais em dez estados brasileiros, no período de 2 a 22 de maio deste ano.
O alvo das fiscalizações foram os instrumentos de pesagem (balanças) utilizados na medição de medicamentos, especialmente em farmácias de manipulação. Tais operações foram realizadas em alusão ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, celebrado em 5 de maio.
Para as ações, o Inmetro contou com a atuação da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I). O chefe da Divisão de Supervisão em Metrologia Legal do Inmetro, Felipe Ferreira, relata que a ênfase das operações foi a supervisão metrológica de balanças, também chamadas de instrumentos de pesagem não automáticos.
Ao todo, foram verificados 760 balanças dos 165 estabelecimentos visitados. Dentre as maiores incidências de infração foram identificados erros de medição acima do admissível e resultados de ensaios de excentricidade acima do erro máximo admissível.
Durante a operação, foram realizadas 209 ações em 38 municípios dos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Sergipe, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Tocantins.
Dos estados onde ocorreram as fiscalizações, Tocantins, Rio de Janeiro e Goiás não identificaram irregularidades.
Leia mais
Inmetro vai fazer controle da cadeia do gás veicular
Irregularidades
As reprovações alcançaram 6,45% do total de instrumentos fiscalizados durante as operações, sendo 80% das irregularidades concentradas na região Sudeste.
Os estabelecimentos onde foram detectadas incongruências foram notificados e, em casos mais graves, os instrumentos irregulares foram apreendidos.
Felipe Ferreira esclarece que as avaliações desses instrumentos ocorrem durante todo o ano e que, durante o mês de maio, as operações tiveram caráter especial, com o objetivo de reforçar a importância da metrologia na confiabilidade das medições no processo de fabricação de medicamentos.
Dia nacional
O dia nacional do uso racional de medicamentos é uma data dedicada à conscientização sobre a importância do consumo de medicamentos de forma adequada, segura e responsável.
Celebrado anualmente em 5 de maio, tem o objetivo de promover a reflexão sobre o uso consciente de medicamentos, evitando automedicação, desperdício e uso inadequado, que podem resultar em sérios problemas de saúde.
Foto: divulgação/Inmetro