Abin Paralela: bolsonaristas inventam moda e tentam reverter foco

Parlamentares bolsonaristas questionam Fernando Haddad sobre acessos irregulares a dados de FlĂ¡vio Bolsonaro e pedem medidas preventivas, apĂ³s ações da PF contra aliados de Bolsonaro.

Publicado em: 20/07/2024 Ă s 10:12 | Atualizado em: 20/07/2024 Ă s 10:12

ApĂ³s as recentes operações da PolĂ­cia Federal (PF) contra aliados de Jair Bolsonaro no Ă¢mbito do inquĂ©rito da “Abin paralela”, parlamentares bolsonaristas estĂ£o buscando reverter o foco do caso para o governo Lula. Na quarta-feira, 17 de julho, os deputados Gustavo Gayer (PL-GO) e Julia Zanatta (PL-SC) protocolaram um requerimento de informações dirigido ao atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Questionamentos

O documento visa esclarecer declarações feitas por advogadas do senador FlĂ¡vio Bolsonaro (PL-RJ) em uma reuniĂ£o polĂªmica com Jair Bolsonaro e Alexandre Ramagem em 2020. Naquele encontro, cujos detalhes foram recentemente revelados, as advogadas acusaram um grupo de auditores da Receita Federal de ter acessado dados sigilosos de FlĂ¡vio de forma irregular.

Demandas dos deputados

Gayer e Zanatta questionam Haddad sobre esses supostos acessos irregulares e pedem informações sobre outros possĂ­veis casos semelhantes envolvendo polĂ­ticos. Eles tambĂ©m solicitam detalhes sobre o destino dos servidores que teriam acessado os dados de FlĂ¡vio e as medidas tomadas pelo ministĂ©rio para prevenir novos acessos ilegais.

Confiança nas instituições

No requerimento, Gustavo Gayer destaca a necessidade de reforçar os mecanismos de controle e auditoria nos Ă³rgĂ£os pĂºblicos para prevenir abusos de poder e proteger adequadamente os dados sigilosos dos cidadĂ£os. “A confiança nas instituições Ă© fundamental para a manutenĂ§Ă£o de um Estado democrĂ¡tico e de direito, e casos como este devem ser tratados com a seriedade que merecem”, afirmou Gayer.

Leia mais

Ramagem nĂ£o convence PF em interrogatĂ³rio sobre ‘Abin Paralela’

Contexto das acusações

Essas ações parlamentares ocorrem em um contexto de crescente tensĂ£o polĂ­tica, Ă  medida que investigações contra aliados de Bolsonaro avançam. A tentativa dos parlamentares bolsonaristas de redirecionar o foco para possĂ­veis irregularidades no governo atual reflete a contĂ­nua disputa polĂ­tica entre os dois grupos.

Leia mais no MetrĂ³poles

Foto: MĂ¡rio Agra/CĂ¢mara dos Deputados