Boulos, Datena e Nunes empatam em SĂ£o Paulo, diz pesquisa Quaest
Pesquisa Quaest revela empate tĂ©cnico entre Ricardo Nunes, Datena e Boulos na corrida pela Prefeitura de SĂ£o Paulo, com margem de erro de trĂªs pontos percentuais.

Publicado em: 30/07/2024 Ă s 12:10 | Atualizado em: 30/07/2024 Ă s 12:10
A mais recente pesquisa de intenções de voto para a Prefeitura de SĂ£o Paulo, divulgada pela Quaest nesta terça-feira (30/7), revela um cenĂ¡rio de empate tĂ©cnico entre os candidatos Ricardo Nunes (MDB), JosĂ© Luiz Datena (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL). Considerando a margem de erro de trĂªs pontos percentuais para mais ou para menos, os trĂªs estĂ£o praticamente empatados na liderança.
No cenĂ¡rio estimulado, onde os nomes dos candidatos sĂ£o apresentados aos entrevistados, Ricardo Nunes, que busca a reeleiĂ§Ă£o, aparece com 20% das intenções de voto. Datena e Boulos vĂªm logo em seguida, ambos com 19%. ApĂ³s esses trĂªs lĂderes, os outros candidatos pontuaram da seguinte maneira:
Pablo Marçal (PRTB): 12%
Tabata Amaral (PSB): 5%
Kim Kataguiri (UniĂ£o Brasil): 3%
Marina Helena (Novo): 3%
Altino (PSTU): 1%
Ricardo Senese (UP): 1%
Fernando Fantauzzi (DC): 0%
JoĂ£o Pimenta (PCO): 0%
Indecisos: 8%
Branco, nulo ou nĂ£o vai votar: 9%
Pesquisa
A pesquisa Quaest foi conduzida presencialmente entre os dias 25 e 28 de julho, com 1.002 entrevistados na capital paulista, todos com 16 anos ou mais.
O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o nĂºmero SP-06142/2024 e foi encomendado pela Genial Investimentos.
AnĂ¡lise
Felipe Nunes, diretor da Quaest, destacou a estabilidade do quadro eleitoral entre os principais candidatos.
“Embora o quadro continue bastante estĂ¡vel, vale destacar que Boulos mantĂ©m 36% entre eleitores do Lula; nĂ£o cresce impedido por Datena, que tem 22% deste segmento. Nunes mantĂ©m 35% entre eleitores de Bolsonaro, nĂ£o cresce bloqueado por Marçal, que tem 27% neste grupo”, explicou.
Essa anĂ¡lise mostra que tanto Boulos quanto Nunes enfrentam dificuldades para ampliar suas bases de apoio devido Ă concorrĂªncia direta de outros candidatos que dividem o mesmo eleitorado.
Leia mais
Manaus e SĂ£o Paulo dĂ£o o grau de polarizaĂ§Ă£o polĂtica no paĂs
No caso de Boulos, seu crescimento Ă© limitado pela presença de Datena entre os eleitores que apoiam Lula. JĂ¡ Nunes encontra um obstĂ¡culo em Marçal entre os eleitores de Bolsonaro.
A pesquisa Quaest aponta para uma disputa acirrada e altamente competitiva pela Prefeitura de SĂ£o Paulo, com Nunes, Datena e Boulos tecnicamente empatados na liderança. Com a margem de erro considerada, o cenĂ¡rio eleitoral permanece incerto, refletindo a complexidade e a volatilidade do eleitorado paulistano.
Leia mais no g1
Foto: divulgaĂ§Ă£o