Prefeita faz crescer presença feminina na política de Presidente Figueiredo
Liderança de Patrícia Lopes inspira novas candidaturas e reforça a busca por igualdade de gênero.

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 21/08/2024 às 12:39 | Atualizado em: 21/08/2024 às 15:45
Nas eleições deste ano, Presidente Figueiredo se destaca pela forte presença feminina, com aproximadamente 40% das candidaturas ocupadas por mulheres.
Esse avanço reflete a inspiração que a gestão da prefeita Patrícia Lopes (União Brasil) gerou, incentivando outras mulheres a se engajarem na política.
Entre as candidatas estão as ex-secretárias municipais de Assistência Social, Irene Maria dos Santos (Solidariedade); Mariane Abreu, da Saúde; e Inês Sampaio, de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola, Aquícola e Pesqueiro, ambas do União Brasil; além da empreendedora Carol Albuquerque e da agricultora familiar Dayse, do Partido dos Trabalhadores (PT).
Assim, essas figuras decidiram disputar uma vaga na câmara municipal motivadas pelo sucesso da gestão da atual prefeita.
Para Irene, o exemplo de Patrícia foi decisivo para sua candidatura.
“Eu vi de perto como a Patrícia enfrentou desafios históricos e trouxe melhorias reais para Presidente Figueiredo. Isso me fez acreditar que nós, mulheres, podemos transformar nossa cidade. Quero usar minha experiência na área social para ampliar as políticas de apoio à população vulnerável”.
Mariane destaca que a prefeita provou ser possível gerir o município com eficiência e transparência.
“A Patrícia nos mostrou que política é coisa séria e que mulheres têm força para liderar. Como ex-secretária da Saúde, minha candidatura tem como foco fortalecer projetos e programas nessa área e apoiar mulheres e profissionais da saúde, que já têm avançado graças à atual administração”.
Inês Sampaio reforça a importância de ampliar a representação feminina na câmara.
Ela já foi vereadora de Presidente Figueiredo, primeira gestora da Secretaria Municipal Extraordinária da Mulher e, nos últimos três anos, comandou a Secretaria de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola, Aquícola e Pesqueiro.
“O trabalho da Patrícia abriu caminho para que nossas vozes sejam ouvidas. Agora é nossa vez de garantir que as demandas das mulheres sejam prioridade. Acredito que a presença de mais mulheres no Legislativo pode trazer uma visão mais inclusiva para o município”.
Diversidade de propostas
Dayse, produtora rural que utiliza o caminhão do produtor, fornecido gratuitamente pela prefeitura para trazer a produção dos agricultores familiares até os locais de venda, na sede do município e na capital, observa que o sucesso da prefeita foi resultado de parcerias estratégicas e de uma gestão transparente.
“O que a Patrícia fez foi construir pontes e trazer recursos que beneficiaram desde os pequenos agricultores até os grandes projetos de infraestrutura. Isso me motivou a buscar uma vaga para defender políticas de desenvolvimento rural e fortalecer a agricultura familiar”.
Leia mais
Convenção do União Brasil confirmou Patrícia Lopes à reeleição em P. Figueiredo
Igualdade de gênero
Por exemplo, Carol Albuquerque (PSDB) é uma jovem figueiredense de 24 anos, mãe solo, que tinha pouco interesse na política partidária até a chegada de Patrícia à prefeitura.
“Ela me seduziu porque é uma voz muito forte, dedicada, comprometida, muito inteligente, uma pessoa de esperança e que inspira por ter vencido o câncer, por ser mãe e estar ali na prefeitura fazendo o que faz, levando o nome da mulher, da família, da educação, da saúde. Ela cuida de tudo e de todos. Me fez sentir essa vontade de querer ser vereadora”.
A candidata tucana convoca a juventude a unir forças com os cidadãos e cidadãs mais experientes para que o progresso continue.

“Toda a minha vida foi em Presidente Figueiredo. Nunca morei um mês sequer fora daqui. Até a minha graduação, sou formada em ciências contábeis, foi toda em Figueiredo. Tenho dois filhos e é pensando em um futuro melhor para eles que decidi me candidatar a vereadora, para fazer um trabalho diferenciado e dar suporte à nossa liderança maior, que é Patrícia Lopes. A Câmara de Presidente Figueiredo não pode continuar sem uma liderança feminina”.
Portanto, a expressiva participação feminina nas eleições representa um avanço importante na luta por igualdade de gênero na política.
Fotos: Divulgação