Manaus inicia processo para ter geração mais moderna de BRT

Publicado em: 07/02/2018 às 08:29 | Atualizado em: 07/02/2018 às 08:29

A Prefeitura de Manaus já recebeu a primeira proposta de empresa interessada em participar da implantação de novo modal de transporte coletivo.

O prefeito Arthur Neto (PSDB) disse que Manaus pode ser a primeira cidade brasileira a adotar o Civi, abreviatura para city vehicle interconnected, uma nova geração do BRT, a versão 2.0 de ônibus que se deslocam com velocidade por corredor exclusivo.

Consórcio interessado na concessão do serviço, liderado pelas empresas Volvo e Tracbel, apresentou à prefeitura o Amazonic Civi Manaus BRT, que alia conceitos de cidade interconectada e mobilidade inteligente.

“Queremos estabelecer uma nova relação do usuário com o transporte público e, para isso, o sistema precisa de velocidade, confiabilidade, segurança e tarifa justa”, afirmou o consultor executivo da Volvo, Aírton Amaral.

A apresentação do projeto a Arthur e ao vice-prefeito Marcos Rotta (PSDB) foi nesta segunda, dia 5, em Manaus.

Arthur disse que vai fazer um chamamento público nacional para avaliar propostas de outras empresas ou grupos interessados na concessão.

“Tenho muita fé de que seremos a primeira cidade do país a utilizar a tecnologia do Civi. Foi um grande passo e entendemos que os empresários começam a perceber que Manaus é uma cidade que pretende crescer e demonstra solidez na sua administração”, afirmou Arthur.

Rotta, que coordena os estudos para implantação do BRT em Manaus, disse que a apresentação marca o início do processo para um novo sistema de transporte público.

“É a primeira etapa, a primeira iniciativa de um grupo de empresas interessadas em investir na capital. Agora seguiremos todas as etapas jurídicas necessárias”, disse.

 

Foto: Divulgação/Semcom