Ramos lança Borges a vereador e diz ter plano para hospital municipal de idosos
Manaus não tem hospital municipal

Ferreira Gabriel
Publicado em: 01/09/2024 às 11:25 | Atualizado em: 02/09/2024 às 14:21
A construção de um hospital municipal para atendimento exclusivo de idosos foi anunciada neste dia 31 de agosto pelo candidato a prefeito de Manaus do PT, Marcelo Ramos.
Ele anunciou a proposta de governo no lançamento da candidatura a vereador de Luiz Borges (PT), no bairro Cidade Nova, na zona norte.
Conforme Ramos, o hospital atenderia um vazio de atendimento especializado para idosos.
“Vamos criar o hospital municipal do idoso para ter um atendimento especializado para essas pessoas que contribuíram e dedicaram tanto da sua vida pela nossa cidade e pelas gerações futuras”.
A proposta foi aprovada pela aposentada Sília Borges, de 63 anos, que relatou dificuldades para marcar consultas e exames com o cardiologista.
“Será ótimo ter esse hospital. O idoso tem que ser atendido logo. É difícil até para gente se consultar com o geriatra e a UBS Balbina Mestrinho voltou a funcionar recentemente depois de três anos fechada. No período da política eles reativaram. É uma calamidade a nossa saúde pública”.
Leia mais
‘Rompi com governador por não aceitar Tadeu de Souza como vice’
Origem dos recursos
Segundo o candidato, o hospital seria criado com recursos do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde).
Esse programa é realizado pelo Ministério da Saúde e seis hospitais de referência no Brasil, e permite o financiamento de projetos e iniciativas que colaboram com o fortalecimento do SUS.
“São recursos dos hospitais especializados de excelência que não pagam a contribuição à previdência patronal e em contrapartida têm que prestar serviços para saúde pública. Nós vamos usar dinheiro do Hospital Sírio-Libanês, do Albert Einstein, do Oswaldo Cruz, do Hospital do Coração, da Beneficente Portuguesa de São Paulo para implantar o hospital do idoso na cidade de Manaus”.
De acordo com Ramos, isso tem articulação com o governo federal e com a iniciativa privada para garantir os investimentos.
Foto: Rudá Marques/divulgação