ApĂ³s bloqueio do X de Musk, crescem ataques hackers ao STF, Anatel e PF

A decisĂ£o de Moraes, de tirar o X do ar, foi operada pela Anatel. Desde entĂ£o, a agĂªncia tambĂ©m sofre ataques hackers

Publicado em: 03/09/2024 Ă s 20:15 | Atualizado em: 04/09/2024 Ă s 10:22

O Supremo Tribunal Federal (STF), a AgĂªncia Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a PolĂ­cia Federal foram alvos de ataques de hackers nos Ăºltimos dias.

“A PolĂ­cia Federal investiga ataque cibernĂ©tico que gerou instabilidade em serviços prestados pela instituiĂ§Ă£o nesta terça-feira. O acesso aos serviços jĂ¡ foi restabelecido e nĂ£o foi detectado comprometimento aos sistemas e acessos a dados da instituiĂ§Ă£o”, afirmou a PF em nota.

O STF diz que o ataque foi na quinta-feira (29), pouco antes de o ministro Alexandre de Moraes ordenar que a rede social X designasse um representante no Brasil e pagasse as multas que deve à Justiça, sob pena de ser proibida no país.

Moraes escreveu na decisĂ£o que o X tem desobedecido decisões judiciais e insiste em manter no ar perfis com ataques antidemocrĂ¡ticos. Como o X nĂ£o cumpriu as ordens, Moraes tirou a rede do ar na sexta (30).

“No Ăºltimo dia 29/08, sistemas do STF foram alvo de um DDoS (ataque de negaĂ§Ă£o de serviço), ou seja, milhares de acessos simultĂ¢neos com o intuito de desequilibrar a rede e inviabilizar os serviços. Os sistemas ficaram inoperantes por menos de 10 minutos. A equipe tĂ©cnica do tribunal agiu rapidamente, retirando os serviços do ar e implantando novas camadas de segurança, de modo que todos os acessos foram normalizados e nĂ£o houve nenhum prejuĂ­zo operacional ao tribunal”, informou o STF.

A decisĂ£o de Moraes, de tirar o X do ar, foi operada pela Anatel. Desde entĂ£o, a agĂªncia tambĂ©m sofreu ataques hackers.

“A Anatel esclarece que, como uma organizaĂ§Ă£o pĂºblica de grande relevĂ¢ncia, Ă© alvo frequente de ataques cibernĂ©ticos, especialmente em circunstĂ¢ncias que envolvem temas sensĂ­veis. ApĂ³s a decisĂ£o do STF de bloquear o “X”, a AgĂªncia observou um aumento esperado nesses ataques, o que ocasionou instabilidades momentĂ¢neas em seus sistemas e redes”, afirmou a agĂªncia em nota.

Leia mais no G1.

Foto: Marcello Casal Jr./AgĂªncia Brasil