Ceciam e CGE promovem II Encontro Estadual de Controle Interno
O evento abordarรก temas como integridade, proteรงรฃo de dados, auditoria governamental e controle social

Ednilson Maciel, da Redaรงรฃo do BNC Amazonas
Publicado em: 12/09/2024 ร s 07:02 | Atualizado em: 12/09/2024 ร s 07:06
O Conselho Estadual de Controle Interno (Ceciam) realiza II Encontro Estadual de Controle Interno, sob a coordenaรงรฃo da Controladoria Geral do Estado (CGE)
O evento acontecerรก amanhรฃ, dia 13 de setembro, no auditรณrio da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM)
O encontro tem como objetivo principal discutir o papel do Sistema de Controle Interno nos Poderes Legislativo, Judiciรกrio e Executivo.
Dessa forma, abordarรก temas cruciais como integridade, proteรงรฃo de dados, auditoria governamental e controle social.
Sรฃo esperados cerca de 300 participantes, entre representantes da ALE-AM, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Justiรงa (TJ), Ministรฉrio Pรบblico Estadual (MPE), Defensoria Pรบblica do Estado (DPE), alรฉm de secretรกrios, dirigentes e servidores das diversas esferas de controle interno e ouvidorias.
A abertura oficial estรก marcada para ร s 08h30 e serรก conduzida pelo Controlador Geral do Estado, Jeibson Justiniano, que destacarรก a importรขncia de fortalecer o controle interno como ferramenta essencial para a transparรชncia e eficiรชncia na gestรฃo pรบblica.
โO compromisso do governo do Amazonas รฉ garantir que as prรกticas de Controle Interno evoluam e se adaptem ร s novas demandas da sociedade, assegurando uma administraรงรฃo pรบblica mais รญntegra e responsรกvelโ, afirmou o controlador-geral.
A programaรงรฃo inclui palestras de especialistas e a entrega dos Selos Ouro, Prata e Bronze aos gestores estaduais que se destacaram na aplicaรงรฃo das melhores prรกticas de controle interno, conforme Portaria CGE 54/2023.

Leia mais
Controle interno รฉ foco de encontro no Amazonas realizado pela CGE
Programaรงรฃo
8h:30 ร s 9h:00 โ Credenciamento
9h:00 ร s 9h30 โ Composiรงรฃo da Mesa com Representantes da Aleam, TCE, TJ, MPE, DPE e Abertura pelo Controlador-Geral do Estado, Dr. Jeibson dos Santos Justiniano.
9h:30 ร s 10h:15 โ Palestra de Abertura (Importรขncia do Programa de Integridade na Administraรงรฃo Pรบblica Estadual) โ Palestrante: Moisรฉs Simรตes โ Superintendente CGU AM Substituto.
10h:15 ร s 11h:00 โ Palestra 1 โ โCompliance e prรกticas eleitorais no Brasilโ โ Palestrante: Desembargadora Vรขnia Maria do Perpรฉtuo Socorro Marques Marinho.
11h:00 ร s 11h30 โ Palestra 2 โ โA Importรขncia do Conselho Estadual de Controle Interno para o aperfeiรงoamento do Sistema de Controle Interno no Amazonas โ Palestrante: Presidente do Conselho, Dr. Jeibson dos Santos Justiniano.
11h:30 ร s 12h00 โ Entrega pelos membros do Conselho do Selos Ouro, Prata e Bronze aos gestores estaduais (Portaria CGE 54/2023).
12h:00 ร s 12h30 โ Encerramento seguido de coffee break.
Conselho estadual (Ceciam)
O Ceciam, previsto na Lei N.ยบ 224, de 23 de dezembro de 2021, congrega todos os รณrgรฃos centrais do sistema de controle interno dos trรชs poderes: Executivo, Legislativo e Judiciรกrio, do Tribunal de Contas do Estado, do Ministรฉrio Pรบblico e da Defensoria Pรบblica estaduais. A ideia รฉ uniformizar procedimentos, estabelecer orientaรงรตes comuns a todos os รณrgรฃos, para que o sistema de controle interno atue cada vez mais integrado e fortalecido para a melhoria das atividades.
Foto: divulgaรงรฃo