Candidatos em 4 municípios do Amazonas têm ordem de prisão
Os quatro políticos no Amazonas estão entre 61 candidatos nas eleições de 2024 que possuem mandados de prisão em aberto.

Diamantino Junior
Publicado em: 18/09/2024 às 18:25 | Atualizado em: 18/09/2024 às 18:25
Um levantamento do g1 revela que 61 candidatos nas eleições de 2024 estão com mandados de prisão em aberto, incluindo quatro políticos no Amazonas. Apesar de constarem como aptos no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esses candidatos enfrentam ordens de prisão pendentes no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).
No Amazonas, candidatos de quatro municípios são alvos de ordens de prisão:
Finkler (AVANTE), candidato a vereador em Santa Isabel do Rio Negro, com mandado por lesão corporal preventiva, expedido em 11 de abril de 2024.
Guga do Vôlei (NOVO), candidato a vereador em Nova Olinda do Norte, com ordem de prisão por pensão alimentícia, emitida em 27 de fevereiro de 2023.
Leia mais
Aposta sobre quem vence eleição é crime e dá cadeia, alerta TSE
Profa. Viviane Silva (PRD), candidata a vereadora de Parintins, enfrentando mandado por roubo, datado de 17 de janeiro de 2023.
Henrique Silva (PRD), candidato a vereador em Barcelos, alvo de mandado por pensão, expedido em 26 de agosto de 2024.
Esses candidatos continuam participando das eleições, pois estar sob ordem de prisão não os impede de concorrer.
No entanto, podem ser detidos se localizados, exceto no período de imunidade que se inicia em 21 de setembro e vai até 8 de outubro.
O número de candidatos com mandados de prisão pode mudar a qualquer momento, à medida que a Justiça Eleitoral os declare inaptos ou que as ordens sejam revogadas ou cumpridas.
Leia mais no g1
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil