Tempestade causa estragos em Tabatinga (AM)
Chuvas acima do normal foram previstas por três institutos na quarta-feira, 18. E há previsão de novos temporais nos próximos dias na região. VEJA VÍDEOS
Neuton Corrêa, do BNC Amazonas
Publicado em: 22/09/2024 às 20:23 | Atualizado em: 23/09/2024 às 09:19
Uma tempestade, no fim da tarde deste domingo (22), atingiu a cidade de Tabatinga (AM), na tríplice fronteira Brasil, Colômbia e Peru. Essa região, no Amazonas, é conhecida como calha do alto rio Solimões. É o Sudoeste do Estado.
Casas foram destelhadas, parte da cobertura de um posto de combustível foi arremessada à distância pela fúria dos ventos. A estrutura desse posto não suportou e veio abaixo.
O fornecimento de energia elétrica foi interrompido em vários lugares da cidade. Não há registro de vítimas até o momento.
Tabatinga ainda conta os prejuízos.
A Defesa Civil do Amazonas faz levantamento da situação, informou o secretário da pasta, coronel Máximo.
O temporal deste domingo pode ter sido o primeiro de uma série de chuvas acima do normal para os próximos dias.
Elas darão uma trégua até quarta-feira, mas de quinta em diante, voltam. É isso que prevê o site da Climatempo para a semana.
Chuvas até dezembro
Na quarta-feira (18) três institutos que trabalham com previsão do tempo anteciparam que haveria chuva forte neste domingo em Tabatinga.
Esses institutos foram o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e a Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia). O documento foi divulgado na quarta-feira.
Mas a previsão deles é de que as chuvas acima do normal devem durar até dezembro.
Leia mais
Influência sobre a seca
As chuvas nessa região podem durar até dezembro. Dependendo do volume de água, essa precipitação pode conter outro fenômeno extremo na Amazônia: seca.
O rio Solimões influência o regime de águas nos rios Negro e Amazonas, importantes vias de transporte da economia do Estado.
Veja vídeos
Foto: BNC Amazonas