Educação é aposta de Therezinha Ruiz para voltar à câmara de Manaus
Secretária municipal, por duas vezes, e ex-deputada estadual, a candidata a vereadora defende ações de integração nas escolas

Antônio Paulo, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 01/10/2024 às 14:40 | Atualizado em: 01/10/2024 às 22:30
Após amargar derrota nas urnas de 2022, quando buscava a sua reeleição à deputada estadual, quem está de volta nesse pleito municipal é a professora Therezinha Ruiz, do União Brasil (UB)
Candidata forte entre os funcionários públicos da educação, pois já foi secretária municipal por duas vezes, além de servidora pública por 40 anos, Ruiz foi deputada estadual entre 2006 e 2011.
Não conquistando, porém, a reeleição à Assembleia Legislativa (ALE-AM), a professora concorreu e foi eleita vereadora de Manaus em 2012 e reeleita em 2016.
Mas, dois anos depois desse segundo mandato na Câmara Municipal, ela disputou novamente para deputada estadual e venceu. No entanto, não conseguiu a reeleição em 2022.
Agora, na eleição municipal de 2024, a professora Therezinha Ruiz quer voltar a ser vereadora e pretende continuar com a bandeira da educação em punho.
Leia mais
Experiência na educação pode levar Therezinha Ruiz de volta à câmara
Propostas
Entre as propostas, que vem apresentando na campanha, a candidata diz que é preciso alinhar ações que tragam para dentro das escolas atividades como musicalização, canto, arte circense, pintura e teatro.
“Quando estas ações estão estruturadas com o foco regional, temos ainda o benefício da reafirmação da nossa identidade cultural. Essa é, portanto, uma importante ferramenta para despertar o orgulho das nossas origens e de ser quem somos”, afirma a candidata à vereadora do União Brasil.
Com toda sua experiência na área, a professora diz ainda que quando foi secretária de educação do município de Manaus criou centros culturais. Assim como os centros municipais de arte educação (CMAE) Nélson Neto e Aníbal Beça, ambos na zona leste de Manaus.
Igualdade de acesso
Therezinha Ruiz cita ainda outras experiências, que ela teve durante sua gestão frente à Secretaria Municipal de Educação: a criação do Grupo de Percussão Alternativa Curumim na Lata, que já tem mais de 20 anos de atuação em Manaus.
“Oferecer atividades culturais aos alunos também é uma forma de inclusão e de dar igualdade de acesso a quem não tem oportunidade. Além disso, é uma forma de ocupar o contraturno destas crianças e jovens. Isso vai direcionar sua atenção para uma atividade a fim de favorecer o crescimento pessoal, social e emocional. Temos estrutura e corpo técnico para retomar estas atividades. Por isso, precisamos cobrar do poder executivo que resgate estas práticas nas escolas e nos centros culturais, diz a candidata à vereadora, Therezinha Ruiz.
Foto: divulgação