Appio reforça atuação regional da Suframa para ganhar bancadas

Neuton Correa
Publicado em: 27/02/2018 às 07:11 | Atualizado em: 27/02/2018 às 07:11
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) traçou um plano de atuação que prevê aumentar o trabalho da autarquia em Roraima, Acre, Rondônia e Amapá, estados da área de abrangência do modelo, cuja sede está na capital amazonense.
Para isso, a superintendência pretende reforçar sua presença nesses estados por meio de palestras sobre incentivos fiscais, prospecção de empresas e fortalecimento da programação industrial nas áreas de livre comércio (ALC) e alinhamento de ações da Suframa com os seus integrantes.
Esses são os pontos principais do discurso que o superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Appio Tolentino, irá fazer na primeira reunião do ano do Conselho de Administração da Suframa (CAS), marcada para ocorrer na próxima quinta-feira, dia 1º de março. Ele assumiu a autarquia em junho do ano passado.
A ideia de Appio, no campo administrativo, é combater a ideia de que a zona franca é apenas do Amazonas, sem considerar sua abrangência e seu alcance regional.
Com isso, politicamente, pretende estreitar relações com as bancadas parlamentares dos cinco estados e, assim, tornar a ZFM uma pauta não apenas dos 11 deputados e senadores do Amazonas, mas também dos 44 deputados federais e senadores da região, o que já garantiria um importante peso na defesa dos interesses da região.
Appio tem noção do distanciamento que o modelo vinha tendo de seus próprios parceiros, alguns, inclusive, se articulando para se separar da Suframa. É o caso de parlamentares de Roraima, que se queixam de discriminação de Manaus com os estados vizinhos.
Foto: BNC