Lula chama Temer de corajoso por encarar Globo e desmascarar Janot

Publicado em: 01/03/2018 às 19:15 | Atualizado em: 01/03/2018 às 19:17
O ex-presidente da República Lula da Silva (PT) fez declarações surpreendentes e inéditas em entrevista que concedeu à colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.
A que chamou mais atenção foi em referência a Michel Temer (MDB), a quem Lula chamou de corajoso por ter resistido à tentativa de golpe do seu mandato pela TV Globo.
O petista também disse que Temer enfrentou e “desmascarou” o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot e o empresário Joesley Batista, no episódio de gravação de conversa.
“E é importante ter em conta que o Temer teve uma vitória quando derrubou o golpe que a TV Globo, o [ex-procurador-geral Rodrigo] Janot e o [empresário] Joesley [Batista] tentaram dar nele. Aquele golpe tinha como pressuposto básico o Temer cair, o Rodrigo Maia [presidente da Câmara dos Deputados] assumir a presidência e o Janot ter um terceiro mandato [na PGR]”, disse.
Passado esse instante, Lula voltou sua artilharia para a operação Lava Jato, conduzida na primeira instância pelo juiz federal Sérgio Moro, que lhe deu a primeira condenação.
Sobre as eleições de outubro, disse que não há “plano B” no PT e seu propósito de ser candidato vai até o fim. E avaliou que só se elegerá presidente da República quem tiver apoio do PT ou PSDB.
“Houve uma tentativa de golpe. Senão, me explica o que aconteceu”, emendou.
Confira os principais pontos da entrevista de Lula no site Pragmatismo Político.
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula