Primeiro prazo fatal das Eleições 2018 começou hoje

MP Eleitoral jĂ¡ tem mais de 300 pedidos de impugnaĂ§Ă£o de candidaturas

Publicado em: 07/03/2018 Ă s 17:04 | Atualizado em: 07/03/2018 Ă s 19:21

O primeiro prazo fatal do calendĂ¡rio eleitoral de 2018 começou hoje: a janela da infidelidade partidĂ¡ria. AtĂ© o dia 7 de abril os polĂ­ticos poderĂ£o trocar de sigla sem correrem o risco de perda de mandato, e esta brecha estĂ¡ movimentando quem quer concorrer, sem problemas, a EleiĂ§Ă£o 2018.

Neste pleito, os eleitores habilitados ao voto vĂ£o eleger presidente da RepĂºblica, governadores dos Estados, dois terços do Senado Federal, deputados federais e deputados estaduais ou distritais.

Passado este prazo, outras datas importantes estĂ£o previstas no calendĂ¡rio eleitoral aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para este ano.

As modificações da Reforma PolĂ­tica aprovada em outubro do ano passado tambĂ©m foram incluĂ­das no calendĂ¡rio deste ano, cuja a votaĂ§Ă£o, em primeiro turno, serĂ¡ no dia 7 de outubro e, em segundo turno, no dia 28 de outubro.

O dia 9 de maio Ă© o prazo final para quem quer tirar ou renovar o tĂ­tulo com a troca do domicĂ­lio eleitoral ou local de votaĂ§Ă£o.

 

Limite aos gestores pĂºblicos

JĂ¡ o dia 7 de julho marca limite importante a ser observado pelos gestores pĂºblicos, sob pena de responderem a aĂ§Ă£o judicial por crime eleitoral. A partir desta data os gestores nĂ£o poderĂ£o nomear, contratar, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens, ou por outros meios dificultar ou impedir o exercĂ­cio funcional e, ainda, remover, transferir ou exonerar servidor pĂºblico.

TambĂ©m ficam proibidos de realizar transferĂªncia voluntĂ¡ria de recursos, a nĂ£o ser os que tenham previsĂ£o orçamentĂ¡ria ou sejam autorizados pela justiça como  em situações de calamidade  pĂºblica.

Os partidos deverĂ£o realizar  as convenções partidĂ¡rias entre os  dias 20 de julho e 5 de agosto, perĂ­odo em que sĂ£o registrados os maiores alvoroços e reviravoltas nas alianças eleitorais no Amazonas.

 

Registros de candidaturas

Encerra no dia 15 de agosto o prazo para que partidos e coligações registrem os pedidos de candidatura para 2018. O calendĂ¡rio estabelece o dia 17 de setembro como prazo final para que a justiça eleitoral julgue todos os pedidos de registro de candidatos que vĂ£o concorrer no pleito de 2018.

No dia seguinte  ao registro, portanto o dia 16 de agosto, começa a propaganda eleitoral de rua. A propaganda eleitoral gratuita no rĂ¡dio e na televisĂ£o terĂ¡ inĂ­cio em 31 de agosto (37 dias antes das eleições) e tĂ©rmino no dia 4 de outubro. O perĂ­odo foi reduzido de 45 para 35 dias.

A partir de 22 de setembro, nenhum candidato poderĂ¡ ser detido ou preso, salvo em flagrante delito. O mesmo vale para o eleitor a partir do dia 2 de outubro.