Porto antigo de Itacoatiara recebe ação emergencial do Dnit
A obra emergencial busca possibilitar o transporte seguro de cargas e mercadorias entre o porto novo e o antigo.

Ednilson Maciel
Publicado em: 12/02/2025 às 06:40 | Atualizado em: 12/02/2025 às 06:43
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) avança com as operações da obra emergencial no porto antigo de Itacoatiara (AM).
No momento, o foco está na cravação das camisas metálicas, estruturas tubulares de metal utilizadas para dar suporte e estabilizar a fundação da obra.
De acordo com o órgão, elas são cravadas no fundo do rio, formando uma base segura e resistente.
Dessa forma, o trabalho está sendo realizado sobre uma balsa, utilizando duas escavadeiras equipadas com martelos hidráulicos para acelerar o processo.
Nesse sentido, como a execução ocorre sobre a água, é necessário um controle cuidadoso para garantir o nivelamento adequado e evitar que as vibrações prejudiquem o projeto.
Para o Dnit, este momento é crucial para o progresso da obra, exigindo boa coordenação entre as equipes, os equipamentos e as condições ambientais.
Dessa maneira, a obra emergencial na Instalação Pública de Pequeno Porte (IP4) tem como objetivo restabelecer a segurança do patrimônio público e garantir a integridade das pessoas que utilizam o local.
Além disso, busca possibilitar o transporte seguro de cargas e mercadorias entre o porto novo e o antigo.
O objetivo, diz o órgão, é entregar o porto em pleno funcionamento no menor tempo possível, beneficiando, assim, o estado do Amazonas.
*Com informações do Dnit.
Leia mais
Adail Filho pede obras no porto de Itacoatiara e em aeroportos no AM
Foto: divulgação