PolĂ­cia nega proteĂ§Ă£o e delator de crime ambiental Ă© assassinado

Publicado em: 12/03/2018 Ă s 15:46 | Atualizado em: 12/03/2018 Ă s 15:46

Um dos lĂ­deres comunitĂ¡rios da AssociaĂ§Ă£o dos Caboclos, IndĂ­genas e Quilombolas da AmazĂ´nia (Cainquiama), Paulo SĂ©rgio Almeida Nascimento, de 47 anos, foi morto a tiros na madrugada desta segunda-feira (12).

O crime aconteceu em Barcarena, nordeste do ParĂ¡.

De acordo com a PolĂ­cia Civil, as cirscunstĂ¢ncias do crime estĂ£o sendo apuradas pela Delegacia de Vila dos Cabanos.

A associaĂ§Ă£o Cainquirama faz denĂºncias sobre problemas ambientais que atingem a regiĂ£o. A vĂ­tima era um dos diretores.

De acordo com o MinistĂ©rio PĂºblico do Estado, os representantes da associaĂ§Ă£o vinham sofrendo ameaças de policiais.

Um pedido de proteĂ§Ă£o chegou a ser feito Ă  Secretaria de Segurança PĂºblica (Segup), mas foi negado.

Ainda segundo a polĂ­cia, a vĂ­tima era ligada movimentos de invasĂ£o de terras em Vila dos Cabanos.

Segundo as primeiras informações da PolĂ­cia Civil, a vĂ­tima estava em sua residĂªncia quando, durante a madrugada, se levantou para usar o banheiro, que fica do lado de fora da casa, e foi alvejada por disparos de armas de fogo.

Uma testemunha foi localizada pela PolĂ­cia e jĂ¡ foi ouvida.

De acordo com o advogado da Cainquiama, Ismael Moraes, Paulo SĂ©rgio Almeida Nascimento era um dos mais atuantes nas denĂºncias contra a mineradora Hydro Alunorte, envolvida no vazamento de rejeitos de bauxita vindos da bacia de depĂ³sitos da empresa norueguesa instalada na regiĂ£o.

Leia mais no G1

 

Foto: ReproduĂ§Ă£o DOL