Candidato de Lula, Edinho Silva é novo presidente nacional do PT

Nome foi proclamado mesmo sem resultado da eleição em Minas Gerais

Publicado em: 07/07/2025 às 19:49 | Atualizado em: 07/07/2025 às 20:12

Com apoio velado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-prefeito de Araraquara (SP) e ex-ministro da Comunicação Social, Edinho Silva, foi eleito presidente nacional do PT (Partido dos Trabalhadores) nesta segunda-feira (7).

A escolha ocorreu por meio do Processo de Eleições Diretas (PED), realizado no último domingo (6), que definiu os novos dirigentes da legenda em níveis municipal, estadual e nacional.

Edinho obteve 239.155 votos, o equivalente a 73,48% dos votos válidos, superando os adversários Rui Falcão (11,15%), Romênio Pereira (11,06%) e Valter Pomar (4,6%).

Apesar de ainda faltarem votos de estados como Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Pará e Rio de Janeiro, a vitória já é considerada definitiva.

O novo presidente do PT pertence à corrente majoritária Construindo um Novo Brasil (CNB).

Leia mais

‘Venceu o não-PT’, diz PT-Petrópolis sobre vitória de Sinésio

Ele substitui o senador Humberto Costa (PE), que estava interinamente no cargo após a saída de Gleisi Hoffmann para o comando da Secretaria de Relações Institucionais do governo federal.

Edinho já presidiu o PT entre 2009 e 2013, coordenou a campanha presidencial de Lula em 2022, foi deputado estadual por São Paulo e prefeito de Araraquara por quatro mandatos.

Ele é graduado em Ciências Sociais pela Unesp e mestre em Engenharia de Produção pela UFSCar.

Leia mais em CNN Brasil.


Foto: PT/divulgação