Sepror-AM lança plano que concilia produção rural e sustentabilidade

Conjunto de ações é uma versão adaptada às particularidades e aos desafios ambientais na Amazônia.

Sepror-AM lança plano que concilia produção rural e sustentabilidade

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 09/07/2025 às 05:42 | Atualizado em: 09/07/2025 às 05:42

A Secretaria de Produção Rural (Sepror), do Governo do Amazonas, lançou neste dia 8 de julho, um plano setorial para adaptação à mudança do clima e baixa emissão de carbono na agropecuária, com vistas ao desenvolvimento sustentável, o plano ABC+ Amazonas 2025.

O conjunto de medidas prevê, até 2030:

  • – a recuperação de pastagens degradadas,
  • – adoção de sistemas de plantio direto de grãos e hortaliças,
  • – sistemas de integração de lavoura-pecuária, floresta e agroflorestais, bioinsumos, sistemas de irrigação, e manejo de resíduos de produção, entre outras ações.

A íntegra do projeto está disponível no site da Sepror ou no link: https://www.sepror.am.gov.br/planoabcamazonas/

De acordo com o secretário titular da Sepror, Daniel Borges, foi criado um grupo gestor do plano ABC+, coordenado pelo Governo do Estado, que visa possibilitar uma forma sustentável com a agricultura de baixa emissão de carbono, transformando em oportunidades e geração de renda aos agricultores.

“Com essa grande conquista ao Amazonas, vamos proporcionar novas alternativas para investimentos no setor primário. Vamos criar novos mecanismos para mostrar à sociedade que é possível produzir alimentos de forma sustentável, conciliando produção rural com sustentabilidade”.

Conforme a Sepror, o plano ABC+ Amazonas é uma versão regionalizada de um dos principais instrumentos da política agrícola brasileira para a promoção da sustentabilidade, incluindo a redução de emissões de gases de efeito estufa e enfrentamento dos efeitos adversos das mudanças climáticas na agropecuária.

“Eu não tenho dúvidas que esse plano está muito bem elaborado, pois ele foi escrito por técnicos que conhecem a realidade dos produtores rurais e do nosso bioma amazônico. Isso é fruto de muita pesquisa e conhecimento científico”, disse o presidente da OCB-AM, Petrúcio Magalhães Júnior.

A superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária no Amazonas, Dionísia Campos, disse que o Governo do Estado, por meio da Sepror, ao lançar o ABC+, confirma o compromisso com os produtores rurais para o desenvolvimento do setor primário amazonense.

“O plano está muito bem detalhado com medidas concretas para fortalecer a produção rural com sustentabilidade. Com os apoios de todos os agentes governamentais e financeiros vamos avançar cada vez mais”.

Leia mais

Sepror entrega fomentos para produtores rurais do Amazonas

Sobre o plano

O plano ABC+ é do governo federal, administrado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária por meio de grupos gestores que são formados em cada estado.

No Amazonas, também estão atuando no plano representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Secretaria de Estado de Cidades e Territórios (Sect), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e pequenas Empresas (Sebrae), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Banco da Amazônia (Basa).

O lançamento do plano aconteceu na sede da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB-AM), no bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul de Manaus.

Foto: Isaac Maia/Secom