Norte fica com apenas 3,8% das vagas do Enem dos concursos
Segunda edição do CPNU reserva número reduzido de vagas para a região Norte, com concentração no Pará e baixa oferta para o Amazonas.

Publicado em: 11/07/2025 às 19:23 | Atualizado em: 11/07/2025 às 19:32
Os concurseiros dos sete estados da região Norte vão disputar apenas 144 vagas ao serviço público federal na segunda edição do Concurso Nacional Unificado. Isso representa apenas 3,83% do total de vagas abertas em todas as regiões do país
Assim dentre todas as vagas disponíveis para a região Norte, apenas 19 estão no estado do Amazonas, o que representa 13,1% do total regional. Já o estado do Pará fica com 68,8% do total de cargos previstos no edital
Desse modo, são 3.652 cargos federais disponíveis em 32 órgãos e entidades, organizados em nove blocos temáticos de áreas de atuação.
A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) já está com edital publicado e inscrições abertas até o dia 20 de julho.
Além das vagas já definidas, o certame prevê possibilidade de lotação regional em órgãos com atuação nacional, como INSS, MGI e Ministério da Defesa; remuneração pode ultrapassar R$ 16 mil
No caso da região Norte, serão mais de 140 vagas, distribuídas entre todos os estados, com cargos de níveis intermediário e superior, em áreas tanto gerais quanto específicas.
Por outro lado, entre os estados nortistas, o Pará predomina com o número de vagas. São 88 vagas imediatas, concentradas em dois órgãos federais vinculados ao Ministério da Saúde sediados no estado: o Instituto Evandro Chagas (IEC), onde o certame oferece 38 vagas, e o Centro Nacional de Primatas (CENP), com 28 vagas.
Aém dessas, há 6 vagas de nível médio na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e sete vagas para o Comando da Marinha (1 para engenheiro e seis para médicos), todas em Belém.
Já a Agência Nacional de Mineração (ANM) abriu 5 vagas para o Estado do Pará também de nível técnico, mas a lotação só será definida na posse.
Vagas no Amazonas
No entanto, entre as 144 vagas disponíveis para a região Norte, apenas 19 estão no estado do Amazonas, o que representa 13,1% do total regional.
Desse modo, a maior quantidade de cargos disponíveis para o público amazonense está na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).
Isso porque das 18 vagas ofertadas para técnico em regulação, oito são para Manaus (AM), seis para Belém (PA), duas para Santarém (PA) e duas para Santana (AP).
Em seguida, vem o Exército. São quatro vagas oferecidas, sendo três para engenheiro de tecnologia militar e uma para nutricionista, todas em Manaus.
A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) terá três vagas para técnico em regulação de Petróleo e Derivados, Álcool Combustível e Gás Natural, todas em Manaus.
Agricultura, pesca e mineração
Com uma vaga para o Amazonas está o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) – sete vagas ao todo, contemplando todos os estados do Norte.
Também há espaço no Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), com duas vagas para engenheiro, uma em Manaus (AM) e uma em Belém (PA).
Na Agência Nacional de Mineração (ANM), são 15 vagas para técnico em atividades de mineração. Cinco delas para o Pará e as demais distribuídas entre Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.
Por fim, no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), são sete vagas para engenheiro agrônomo, com uma lotação prevista em cada estado da região: Amazonas, Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Tocantins e Amapá.
Lotação regional
Além das vagas inicialmente alocadas na região Norte, o CPNU 2 contempla também cargos de atuação nacional, cuja lotação poderá ocorrer em diferentes unidades da federação, conforme a necessidade dos órgãos públicos após a homologação do concurso.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está oferecendo, por exemplo, 58 vagas para analista do seguro social – 42 para serviço social e 16 para fisioterapia. As lotações contemplam unidades do INSS nas regiões Norte e Centro-Oeste.
Além da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel): Serão 23 vagas para técnico em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações, com possibilidade de lotação em qualquer estado da região Norte.
500 mil inscrições
Nesta sexta-feira (11/7), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informaram que o número de inscrições, da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), alcançou 500 mil.
Leia mais
Novo enem dos concursos contempla agências reguladoras
Esse é em sua primeira semana, desde que as inscrições foram abertas, em 2 de julho. Os interessados têm até 20 de julho para se inscrever no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com taxa única de R$ 70, válida para todos os blocos temáticos.
Cronograma do concurso
Inscrições: até 20/7/2025
Pagamento da taxa: até 21/7/2025
Prova objetiva: 5/10/2025
Divulgação da objetiva e convocação para a discursiva: 12/11/2025
Envio de títulos: 13 a 19/11/2025
Prova discursiva: 7/12/2025
Verificação de cotas: 30/11 a 8/12/2025
Resultado final previsto: 30/01/2026
Saiba mais e acesse o edital completo em www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional e em
https://conhecimento.fgv.br/cpnu2
Foto: Ricardo Stuckert/PR