Bancada do Norte apresenta demandas em portos e aeroportos
Bancada do Norte cobra melhorias em infraestrutura e voos durante reunião com ministro de Portos e Aeroportos.

Publicado em: 15/07/2025 às 20:39 | Atualizado em: 15/07/2025 às 20:42
Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília
Um grupo de parlamentares da bancada da região Norte se reuniu neste dia 15 de julho com o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho.
Eles foram tratar de demandas de seus estados relacionados à infraestrutura portuária e aeroportuária. Estavam presentes representantes de cinco dos sete estados nortistas.
A pauta principal, que esteve na discussão com o ministro Sílvio Costa, foi a implementação do projeto Ampliar, que vai contemplar 20 municípios na região Norte.
Dentre eles, destacam-se Barcelos, Itacoatiara, Parintins, no Amazonas, Itaituba, no Pará, e Cacoal e Vilhena em Rondônia.
Além desses, outros municípios, como Araguaína, no Tocantins, e Tarauacá, no Acre, também estão incluídos no programa.
O programa Ampliar, do Ministério dos Portos e Aeroportos, pretende aumentar a infraestrutura aeroportuária regional, com foco no desenvolvimento econômico e turístico dessas localidades, conforme noticiado pelo.
“Também tratamos das demandas represadas tanto para atender a demanda local, quanto para interligar os estados, estabelecer rotas comerciais, turísticas entre os estados do Amazonas, Pará, bem como o Acre a Rondônia”, relatou o coordenador da bancada do Norte, deputado federal Sidney Leite (PSD-AM).
Leia mais
Três aeroportos do Amazonas estão na lista do próximo leilão do governo federal
Passagens aéreas
Outro assunto discutido na reunião ministerial foi a limitação de voos e preço de passagem aérea nos estados do Norte, um problema considerado muito sério pelos deputados federais.
Assim, para aprofundar o tema, ficou agendada uma reunião para a primeira quinzena de agosto os representantes das três companhias aéreas.
Porto de Manaus
Por último, a conversa entre os deputados do Norte e o ministro Silvio Costa Filho tratou do porto da Manaus Moderna e as dragagens no estado do Amazonas, em processo de execução pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte).
Como o porto da Manaus Moderna está em processo de licitação, nova rodada de conversa ficou marcada o início do segundo semestre para a apresentação do projeto à bancada do Amazonas.
“Uma reunião extremamente produtiva e de várias conquistas para o Amazonas e para o Norte do Brasil”, disse o coordenador da bancada nortista.
Da audiência com o ministro participaram ainda os deputados Airton Faleiro (PT-PA), Alexandre Guimarães (MDB-TO), Gabriel Mota (Republicanos-RR), Henderson Pinto (MDB-PA, Stélio Dener (Republicanos-RR) e Silvia Cristina (PP-RO).
Foto: divulgação