Amazonas: botos brincam com bola e viralizam nas redes

Cena rara em Novo Airão mostra interação lúdica entre os cetáceos.

Publicado em: 28/07/2025 às 11:59 | Atualizado em: 28/07/2025 às 12:03

Dois botos-cor-de-rosa brincando com uma bola encantaram moradores e turistas em Novo Airão, Amazonas. O vídeo, feito no rio que banha a cidade, viralizou nas redes sociais nesta semana.

A gravação foi feita pelo fotógrafo e guia turístico Edson Neto, que ficou surpreso com o comportamento dos animais.

“É maravilhoso, porque minha infância foi brincando com os botos aqui na praia de Novo Airão. Eu sempre estou andando pelas ilhas e nunca tinha visto interação deles com um objeto que não é da natureza. Os botos são um símbolo da nossa cidade”.

No vídeo, os animais aparecem empurrando e mordendo a bola com o focinho, numa espécie de “jogo aquático”.

Segundo o biólogo Gabriel Oliveira, doutorando do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), ouvido pelo G1, a cena não tem ligação com reprodução, mas sim com a curiosidade natural da espécie.

“Ao analisar o vídeo, não me parece um comportamento sócio-sexual de carregamento de objetos com o intuito de chamar a atenção das fêmeas, já bem descrito para essa espécie, mas uma simples brincadeira entre dois indivíduos. Esses animais são muito curiosos”, afirmou.

Ele também explicou que, embora a cena pareça amistosa, esse tipo de cooperação entre machos é incomum.

“Machos adultos dessa espécie normalmente não tendem a interagir em cooperação. Pode ser uma relação entre indivíduos com algum grau de parentesco, em associação não agonística [conflito ou disputa]”.

A espécie registrada é o boto-cor-de-rosa, maior golfinho de água doce do mundo. Típico do bioma amazônico, pode chegar a 2,5 metros de comprimento, pesar até 200 quilos e viver até 50 anos.

Apesar da cena divertida, o pesquisador reforça que interações desse tipo são raras na natureza. Ainda assim, o registro encantou o público e evidenciou mais uma vez o comportamento inteligente e surpreendente desses cetáceos amazônicos.

Veja o vídeo na Webtories do BNC Amazonas.

Saiba mais no g1.

Leia mais

Amazônia: população de botos cai pela metade a cada década

Foto: reprodução/vídeo