Embratur apresenta Plano Brasis para incentivar turismo no Amazonas

Projeto do governo federal está sendo mostrado em todos os estados

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 05/08/2025 às 10:22 | Atualizado em: 05/08/2025 às 10:22

Para impulsionar o turismo internacional no Amazonas, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) realizou em Manaus nesta segunda-feira (4 de agosto) a apresentação do Plano Brasis 2025-2027.

A proposta é posicionar a imagem do Amazonas no turismo internacional com ênfase na biodiversidade amazônica, riqueza cultural dos povos locais e o potencial das experiências de turismo comunitário e sustentável.

A apresentação do plano faz parte de um roteiro nacional que passará pelos 27 estados, promovendo o alinhamento entre governos, setor privado e comunidades locais.

No Amazonas, o encontro reuniu gestores públicos, empresários, representantes institucionais e de associações do trade turístico para discutir diretrizes e oportunidades de atuação conjunta.

O presidente da Amazonastur, Marcel Alexandre, reforçou que o Governo do Estado está alinhado com as diretrizes nacionais para promover o turismo local e avalia o plano como mais uma ferramenta para impulsionar o setor.

O diretor de marketing internacional, negócios e sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, disse que o Amazonas tem um papel fundamental na promoção do Brasil como destino internacional sustentável.

Leia mais

Plano promove Amazonas como destino turístico internacional

Bioeconomia é eixo do desenvolvimento sustentável no Amazonas, diz Lima

Setor em alta

Dados da Embratur apontam que o Brasil recebeu mais de 6,77 milhões de turistas internacionais em 2024, alta de 14,6% frente ao ano anterior.

Já nos primeiros seis meses deste ano, o país já ultrapassou 5,3 milhões de visitantes estrangeiros, crescimento de 48%.

Foto: Lucas Silva/Secom