Lula adverte Kassab e PSD: centrão e bolsonaristas podem pagar caro por trair país

Presidente critica apoio de parte da oposição a sanções dos EUA e alerta consequências políticas.

Publicado em: 08/08/2025 às 19:57 | Atualizado em: 08/08/2025 às 19:57

Em almoço com Gilberto Kassab, presidente do PSD, Lula criticou parlamentares do centrão e bolsonaristas por bloquearem pautas do governo e apoiarem sanções de Trump contra o Brasil. Segundo relatos à Folha de S. Paulo, Lula afirmou que esses grupos podem pagar caro por trair o país ao inviabilizar medidas essenciais para a economia e o desenvolvimento.

O encontro ocorreu após bolsonaristas interromperem votações no Congresso, inclusive ocupando a cadeira do presidente da Câmara. Lula citou pesquisas que mostram prejuízos econômicos recaindo sobre a oposição.

Apesar de o PSD comandar três ministérios, o partido enfrenta divisões internas e tem dois pré-candidatos à Presidência em 2026. Kassab criticou o governo no início do ano e apoiou Bolsonaro após sua prisão domiciliar.

Lula ressaltou a importância de buscar novos parceiros comerciais para driblar o tarifaço dos Estados Unisos. No almoço, elogiou o papel do PSD no Congresso, mesmo com as divergências.

Também participaram ministros do PSD, líderes do partido na Câmara e Senado, e a ministra Gleisi Hoffmann. Lula tem intensificado conversas com partidos da base para fortalecer a coalizão.

Leia mais no Uol.

Leia mais

Lula defende cassação de parlamentares por motim no plenário

Foto: Ricardo Stuckert / PR