Expulsar deputado de partido Ă© prĂªmio, avalia Avante

Partido do prefeito David Almeida quer aplicar puniĂ§Ă£o severa e exemplar que mexe no mandato de Wanderley Monteiro, na ALE

Expulsar deputado de partido Ă© prĂªmio, avalia Avante

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas

Publicado em: 19/08/2025 Ă s 05:51 | Atualizado em: 19/08/2025 Ă s 05:51

O Avante nĂ£o recuou da ideia de punir o deputado estadual do partido Wanderley Monteiro pelo fato de ter assinado a CPI do Asfalto, na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), para investigar o prefeito de Manaus, David Almeida, presidente estadual da legenda.

Inicialmente, o partido anunciou que instaurou processo para expulsar o parlamentar. Mas, agora, jĂ¡ avalia outra forma de punir Wanderley. Ao invĂ©s da expulsĂ£o, os dirigentes do partido cogitam suspender o mandato de seu filiado.

Para o diretĂ³rio estadual a expulsĂ£o nĂ£o pune, mas premia o deputado. No entendimento dos dirigentes partidĂ¡rios, expulso, Wanderley fica sem nenhuma sanĂ§Ă£o e livre para entrar em outro partido.

JĂ¡ a suspensĂ£o, para os membros do Avante, pode deixar o parlamentar sem o mandato por um perĂ­odo de trĂªs a seis meses.

AvaliaĂ§Ă£o da cĂºpula do Avante Ă© de que o partido investiu no parlamentar desde quando o elegeu vereador, em 2020, e quando lhe deu a sigla para se candidatar a deputado estadual, em 2022.

Nessa conta, o Avante soma o recurso do partido que investiu tanto em 2022 1022

Leia mais

Deputado do Avante Ă© orientado a tirar assinatura de CPI do asfalto

Foto: divulgaĂ§Ă£o