Bolsonaro Ă© causa da perseguiĂ§Ă£o de Trump ao Brasil

É o que vĂª neste momento a maioria da populaĂ§Ă£o brasileira. Confira!

Bolsonaro apoia expulsĂ£o de brasileiros dos Estados Unidos

Publicado em: 20/08/2025 Ă s 08:37 | Atualizado em: 20/08/2025 Ă s 08:40

A mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (20), confirma que a maioria enxerga Jair Bolsonaro como o centro da perseguiĂ§Ă£o de Donald Trump ao Brasil.

O levantamento mostra que 51% dos entrevistados acreditam que o presidente norte-americano decretou o tarifaço de 50% por motivos políticos pessoais ligados ao ex-presidente brasileiro.

Por outro lado, 23% atribuem a medida a interesses comerciais dos Estados Unidos (EUA). Enquanto isso, apenas 4% citam razões pessoais ou outros motivos. AlĂ©m disso, 22% nĂ£o souberam responder.

Em relaĂ§Ă£o Ă s medidas adotadas, as sobretaxas começaram em 6 de agosto e atingem 55% das exportações brasileiras, como cafĂ©, carne bovina, ferro, aço, mĂ¡quinas e equipamentos.

Para justificar o tarifaço, Trump acusou o Brasil de perseguir Bolsonaro e seus aliados, além de enfraquecer a democracia e violar direitos humanos.

Saiba mais no g1.

Leia mais

Foto: Alan Santos/PresidĂªncia da RepĂºblica