Eduardo revela a Bolsonaro medo de Trump descobrir suas mentiras
Polícia Federal diz que o deputado conspirador tentou enganar autoridades dos Estados Unidos

Publicado em: 22/08/2025 às 19:19 | Atualizado em: 22/08/2025 às 19:34
Em mensagens obtidas pela Polícia Federal (PF) no celular do ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) demonstrou temor em ser descoberto pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Torce para a inteligência americana não levar isso aqui ao conhecimento do Trump”, escreveu ao pai, em conversa acompanhada de uma imagem apagada.
A PF concluiu que Eduardo tentou induzir autoridades americanas ao erro como parte da articulação golpista que envolveu seu pai, Jair Bolsonaro.
Segundo o relatório que indiciou ambos, pai e filho coordenaram mensagens e discursos para pressionar Washington a impor sanções contra o Brasil e contra integrantes do Judiciário.
O documento também aponta que os investigados atuaram conscientemente para manipular autoridades estrangeiras e, ao mesmo tempo, coordenaram publicações em redes sociais com o objetivo de coagir ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Leia mais
STF recebe pedido de prisão preventiva de Bolsonaro
O relatório foi enviado ao ministro Alexandre de Moraes, que determinou que Bolsonaro preste esclarecimentos até esta sexta-feira (22) sobre a coação ao STF, o descumprimento de medidas cautelares e a tentativa de fuga para a Argentina.
A PF afirma ter encontrado no celular do ex-presidente um pedido de asilo político endereçado a Javier Milei.
A Procuradoria-Geral da República deve se manifestar em até 48 horas sobre o indiciamento. Após essa etapa, Moraes poderá decidir se determina ou não a prisão de Jair Bolsonaro.
Leia mais na Fórum.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil