Falta de segurança, problema maior do Amazonas, aponta pesquisa
Veja as principais queixas do Amazonas

Publicado em: 23/08/2025 às 11:41 | Atualizado em: 23/08/2025 às 11:41
De acordo com uma pesquisa de opinião pública que avalia o cenário eleitoral do Amazonas de agosto de 2025, realizada pela Census Consultoria e divulgada neste dia 23 de agosto, a segurança pública é o principal problema apontado pela população. O tema concentra 25% das menções.
A sondagem, feita entre 20 e 22 de agosto com 2.000 eleitores, mostra que a economia, a inflação e o desemprego ocupam a segunda posição (15%), seguidos por saúde pública (14%) e questões sociais como fome e pobreza (14%). Já a corrupção aparece com 10%.
Indicadores da violência
O levantamento ocorre em um contexto de dados contrastantes.
De acordo com o 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Amazonas registrou queda de 17,4% nas mortes violentas intencionais em 2024 em relação a 2023.
Com isso, o estado passou a ocupar a 9ª posição no ranking nacional, com taxa de 27,4 mortes para cada 100 mil habitantes.
Outros indicadores também recuaram: o número de policiais mortos em confronto caiu 71,4%, as mortes cometidas por policiais diminuíram 27,8% e os casos de roubo e furto de celulares tiveram redução de 10,3%.
Contudo, apesar desses resultados, a região Norte continua entre as mais violentas do país, sobretudo nos crimes contra mulheres.
O Amazonas apresenta uma das maiores taxas de homicídios femininos: 3,6 por 100 mil mulheres, acima da média nacional de 3,4.
Embora o número absoluto de homicídios femininos tenha caído 26% em 2024, os feminicídios cresceram, passando de 23 para 29 casos. As tentativas de feminicídio subiram 65,1%, enquanto ocorrências de lesão corporal e ameaças contra mulheres também aumentaram.
Em Manaus, a fragilidade da segurança municipal foi exposta em casos recentes de vandalismo. O complexo viário Rei Pelé sofreu, em menos de uma semana, ataques à rede de iluminação, inviabilizando o uso da pista de skate à noite.
Isso ocorreu mesmo após investimentos da prefeitura em reforço da Guarda Municipal, aquisição de viaturas, armamentos, instalação de câmeras e manutenção do local.
Investimentos estaduais
O Governo do Amazonas afirma ter investido cerca de R$ 1,16 bilhão em segurança pública desde 2019, com ações em pessoal, estrutura, armamentos e tecnologias.
Ainda assim, a disparidade entre os resultados oficiais e a percepção da população reforça os desafios.
Enquanto pesquisas eleitorais, como as do Ipen/G6, mostram pré-candidatos projetando cenários para 2026, os dados da Census apontam demandas urgentes e transversais, que extrapolam o debate político.
A distância entre índices positivos e a sensação de insegurança indica a necessidade de políticas mais eficazes e de comunicação clara para restaurar a confiança da população.
Dados da pesquisa
Amostra: 2.000 entrevistas
Período: 20 a 22 de agosto
Margem de erro: 2,2%
Confiabilidade: 95%
Abordagem: entrevistas telefônicas assistidas por computador
Foto: divulgação/SSP-AM