Cabo de fibra ótica no rio Amazonas compromete a dragagem

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 25/08/2025 às 19:52 | Atualizado em: 25/08/2025 às 19:52
A dragagem dos pontos críticos dos rios Amazonas, Solimões e Madeira começará na primeira quinzena de setembro, de acordo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). É uma ação estratégica para assegurar o tráfego seguro de embarcações durante o período de seca neste ano de 2025.
No entanto, armadores, donos de embarcações de transporte e entidades de navegação temem pela eficiência da operação anunciada pelo Dnit. Isso porque, segundo eles, em 2024, quando a draga chegou (em outubro), o rio já estava começando a encher e de nada adiantou o serviço.
Dessa forma, foi feita uma mobilização de uma draga que veio dos Estados Unidos (draga hopper) e que só trouxe custo, Portanto, não trouxe nenhum benefício para a navegação, a dragagem que aconteceu ano passado.
Além disso, o assunto oculto entre os tomadores de decisão é a questão do cabo de fibra ótica que atravessa a foz do Madeira.
De acordo com uma fonte do BNC, no passado, um dos impedimentos para a draga seguir realizando o serviço foi o cabo de fibra ótica.
Tal cabo, que tem cerca de quilômetros de extensão que conecta toda Manaus à internet, está lá posicionado no leito do rio e impede uma dragagem mais eficiente.
“O Dnit ficou de estudar um novo traçado, um novo percurso, mas não sei se isso foi concretizado. Logo, se não for resolvido, vamos nos deparar de novo com a mesma situação, com esse impedimento, que é o cabo de fibra ótica que atravessa a foz do rio Madeira”, explica a fonte do BNC
A operação
Por sua vez, o Dnit diz que a operação de dragagem utilizará uma draga hopper (TSHD) — embarcação de grande porte e alta capacidade, capaz de remover sedimentos de forma contínua e eficiente, sem a necessidade de paradas frequentes para recalque de material, como ocorre com dragas de sucção tradicionais.
O equipamento permitirá, segundo o Dnit, manter o calado de 12,8 metros, conforme as normas da Marinha, garantindo a passagem de navios de grande porte pelos dois trechos mais críticos do rio, que é a Foz do Madeira e o Tabocal.
Plano de dragagem
Ainda, segundo o Dnit, em 2024, houve um contrato, por meio de licitação, do Plano Anual de Dragagem e Manutenção Aquaviária (Padma) e o Plano de Sinalização Náutica para o estado do Amazonas.
Os programas têm como objetivo garantir a navegabilidade em rotas estratégicas do transporte fluvial, conectando os trechos: Manaus-Itacoatiara, Benjamin Constant- Tabatinga, Benjamin Constant–São Paulo de Olivença e Coari–Codajás.
Leia mais
“Com vigência prevista de cinco anos, o projeto representa um importante avanço na infraestrutura fluvial da região. A iniciativa busca assegurar o transporte seguro e contínuo de mercadorias essenciais à economia local e regional, promovendo o escoamento de produtos e impulsionando o desenvolvimento socioeconômico da Amazônia”, diz nota do Dnit.
Campanha 2025-2026
Para a campanha 2025/2026, o departamento do Ministério dos Transportes informa que já foram aprovados os planos de dragagens e emitidas as ordens de serviços para as empresas contratadas. Os serviços de manutenções são realizados prioritariamente nas vias navegáveis.
Cabo de fibra ótica
Quanto à presença de cabeamento de rede lógica (cabo de fibra ótica, foi apresentada uma alternativa técnica a fim de garantir profundidade necessária para manter a segurança da navegação.
“O Dnit esclarece que está atuando com as medidas necessárias para garantir que a dragagem prossiga sem danos à rede lógica existente. As ações estão sendo realizadas com a Anatel, respeitando as particularidades técnicas e operacionais que o caso exige”, encerra a nota do Dnit em resposta ao BNC.
Leia mais
Foto: divulgação/Dnit