Pedida prisão preventiva de Ciro Gomes por não cessar ataques a mulher

“Há elementos concretos que demonstram que o réu continua praticando delitos contra a vítima”.

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 08/09/2025 às 05:12 | Atualizado em: 08/09/2025 às 05:13

A Advocacia do Senado protocolou, na última quinta-feira (4), um pedido de prisão preventiva contra o ex-ministro e ex-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT).

A solicitação está vinculada a uma ação penal eleitoral movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que acusa o político de praticar violência política de gênero contra a ex-senadora e atual prefeita de Crateús (CE), Janaína Farias (PT).

De acordo com o ICL Notícias, há indícios de que Ciro teria mantido condutas ofensivas mesmo após o recebimento da denúncia judicial.

“Há elementos concretos que demonstram que o réu continua praticando delitos contra a vítima”, afirma o pedido, citando publicações recentes em redes sociais.

A defesa da prefeita sustenta que a mera existência da ação penal não foi suficiente para conter os ataques.

“A simples existência da ação penal não foi suficiente para inibir o réu, que mantém sua conduta ofensiva contra a mulher. Não resta alternativa senão a adoção de medidas cautelares adequadas ou, se necessário, a decretação da prisão preventiva”, diz o texto.

Caso a Justiça não determine a prisão, a Advocacia do Senado sugere medidas restritivas alternativas, como:

  • – proibição de contato direto ou indireto com a prefeita;
  • – restrição de aproximação inferior a 500 metros;
  • – proibição de novas ofensas à honra da vítima;
  • – comparecimento periódico em juízo pelo prazo de 90 dias.

Ainda conforme a publicação, os advogados do Senado argumentam ainda que a reiteração das ofensas, mesmo após a citação judicial, demonstra risco à ordem pública.

“A conduta revela o periculum libertatis, justificando a custódia cautelar para preservar a ordem pública e garantir a aplicação da lei penal, evitando que o réu use sua influência para prolongar os ataques”, registra o pedido.

Nesse sentido, em nota, a prefeita Janaína Farias reafirmou que a postura de Ciro Gomes “caracteriza crime de violência política de gênero, pelo qual ele já foi condenado e é reincidente”.

Assim sendo, a petista disse confiar que a Justiça “atuará com celeridade e rigor, a fim de não alimentar a impunidade”.

Leia mais no ICL Notícias.

Leia mais

Ciro Gomes é condenado por chamar prefeita de ‘assessora para assuntos de cama’

Foto: José Cruz/Agência Brasil