Lei de Cidade amplia plano de saúde mental às escolas privadas do Amazonas

Nova lei garante que estudantes da rede particular recebam apoio psicossocial

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 22/09/2025 às 17:08 | Atualizado em: 22/09/2025 às 17:08

Presidente da ALE-AM destaca sanção de lei que amplia Plano de Saúde Mental para escolas privadas

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), deputado Roberto Cidade, destacou a sanção da lei nº 7.578/2025, de sua autoria, que amplia o alcance do Plano Estadual Permanente de Saúde Mental e Atenção Psicossocial.

Antes restrita à rede pública, a iniciativa passa agora a contemplar também os estudantes de escolas particulares do estado.

“A saúde mental não distingue escola pública ou privada. É fundamental que todos os alunos tenham acesso a apoio, orientação e sejam multiplicadores de mensagens de cuidado emocional”, afirmou Cidade.

Expansão para a rede privada

A nova redação acrescenta o artigo 5-A, estabelecendo que as diretrizes do plano se estendem às instituições privadas de ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), respeitando a autonomia pedagógica e administrativa dessas escolas.

A adesão se dará mediante instrumentos jurídicos firmados entre as instituições e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc).

Caberá ao Executivo fornecer orientações técnicas, materiais informativos e apoio institucional para a execução das ações.

Responsabilidade social e igualdade

Segundo o parlamentar, a medida garante equilíbrio no sistema educacional e reforça a proteção a crianças e adolescentes.

“O ensino privado também faz parte da formação da juventude do Amazonas. Estender as diretrizes da lei é um gesto de responsabilidade social e respeito aos princípios constitucionais”, destacou.

Incentivos previstos

As escolas particulares que aderirem ao plano poderão receber incentivos do Governo do Estado, conforme regulamentação específica, como forma de estimular a efetiva implementação das medidas.

Com a mudança, a política pública passa a ter alcance ampliado, abrangendo toda a rede de ensino do Amazonas e estabelecendo a saúde mental como prioridade em ambientes escolares públicos e privados.

Foto: Herick Pereira/Divulgação