PF investiga contaminação em Manicoré por mercúrio de garimpeiros

Peritos coletaram amostras de cabelo de moradores ribeirinhos para análise em Manaus

Publicado em: 22/09/2025 às 22:12 | Atualizado em: 22/09/2025 às 22:12

A Polícia Federal (PF) vai realizar exames laboratoriais para verificar o nível de contaminação por mercúrio em moradores ribeirinhos da Comunidade Democracia, em Manicoré, região do rio Madeira marcada pelo intenso garimpo ilegal.

A ação dos órgãos federais integra a Operação Boiuna, que monitora os impactos do garimpo ilegal na Amazônia.

Peritos da PF coletaram amostras de cabelo de moradores ribeirinhos para análise em Manaus, a fim de identificar níveis de exposição à substância usada na mineração.

Leia mais

MPF quer cassar autorização do mercúrio a garimpeiros no Amazonas

Também participam da investigação representantes do Ministério do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho, para identificação e registro de ocorrências.

A iniciativa, segundo as autoridades, busca avaliar riscos ambientais e de saúde pública associados ao garimpo na região.

Leia mais em Segundo a Segundo.

Foto: divulgação/PF