Maduro fecha embaixada na Noruega depois do Nobel a Maria Corina

Governo Maduro realinha diplomacia em resposta a prêmio Nobel à oposição

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 14/10/2025 às 17:10 | Atualizado em: 14/10/2025 às 17:10

O governo do presidente Nicolás Maduro anunciou nesta segunda-feira (13 de outubro) o fechamento das embaixadas da Venezuela na Noruega e na Austrália. A decisão ocorre poucos dias após o Comitê do Nobel conceder o Prêmio Nobel da Paz de 2025 à líder da oposição María Corina Machado.

Segundo Caracas, o fechamento das missões faz parte de uma “redistribuição estratégica de recursos” do serviço de relações exteriores.

O anúncio em Oslo veio logo após a premiação de María Corina Machado, que dedicou o prêmio ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O Ministério das Relações Exteriores da Noruega confirmou a notificação e lamentou a medida. Um porta-voz afirmou:

“Isso é lamentável. Apesar de termos pontos de vista diferentes sobre várias questões, a Noruega deseja manter o diálogo com a Venezuela aberto.”

Kristian Berg Harpviken, secretário do Comitê do Nobel, minimizou o impacto da decisão:

“María Corina Machado é certamente uma vencedora digna!”.

Os fechamentos das embaixadas em países aliados dos EUA acontecem em meio a tensões crescentes com Washington.

Em contrapartida, a Venezuela pretende abrir novas embaixadas em Burkina Faso e no Zimbábue. Segundo o governo, as novas embaixadas vão apoiar projetos em agricultura, energia, educação e mineração, além de fortalecer laços com nações africanas.

Saiba mais em Agência Brasil.

Foto: Reprodução/Reuters