Corcel 77 cruza 3 mil km do país e chega são e salvo ao Amazonas

Viagem de casal começou no Paraná e terminou em Humaitá, no interior do Amazonas, em aventura sem ar-condicionado

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 02/11/2025 às 19:18 | Atualizado em: 02/11/2025 às 19:18

A cena tinha tudo para ser simples: vende o carro, recebe o pix, entrega a chave e vida que segue. Mas, com Hilário Zaltron e Janete Niedermeyer, de Toledo (PR), nada disso.

Ao acordarem para a aventura, o casal decidiu que não era qualquer frete que levaria seu Ford Corcel 1977 até o Amazonas. Eles mesmos iriam dirigir.

O resultado? Quase 3 mil quilômetros rodados, quatro estados atravessados, longas horas de sol no rosto, e nenhum ar-condicionado além da janela aberta e da fé em São Cristóvão.

⁠“Achamos que daria certo”, resumiu Hilário. E deu, com emoção, suor e cheiro de carro raiz.

Estrada, calor e coragem

Entre o Paraná e o Amazonas, a dupla cruzou Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia até chegar a Humaitá, no sul do estado, próximo a Porto Velho.

Em alguns dias, foram 600 km de estrada, sempre com o estilo clássico: volante rígido, ruído nostálgico e aquele tapete de borracha que esquenta mais que pão de padaria às 6h.

“Foi tranquilo”, disse Janete. O que, traduzido, significa: deu trabalho, mas ninguém admite porque o Corcel escuta, e pode ficar sentido.

Antigo, velhinho não

Com 48 anos de estrada, o Corcel segue firme, provando que carro antigo não é velho: é resistente, opinativo e fã de aventura.

No caminho, não faltaram curiosos querendo comprar a joia automotiva, elogiar a coragem ou perguntar se o casal não preferia… um ônibus.

Mas, carro clássico tem seu orgulho. E, segundo os viajantes, o Corcel “foi bem o tempo todo”.

Quem sofreu foi só a temperatura corporal humana.

Destino: Humaitá e Manaus

Chegando ao Amazonas, o carro foi entregue ao novo dono, irmão de Hilário.

De lá, o Corcel segue para Manaus de balsa, porque até clássico sabe que estrada de terra na Amazônia não é brincadeira.

O casal, com histórias na bagagem e suor na testa, voltou de avião.

Leia a aventura completa no site O Presente.

Foto: reprodução/site O Presente