Braga já não lidera sozinho na disputa pelo Senado, aponta Census

Levantamento de dezembro mostra empate com Alberto Neto e transforma corrida pelas duas vagas em disputa aberta.

Adríssia Pinheiro, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 05/12/2025 às 12:18 | Atualizado em: 05/12/2025 às 12:33

O Senado se tornou o ponto mais imprevisível da eleição de 2026 no Amazonas. A pesquisa deste dia 05 de dezembro da Census Consultoria mostra que a folga registrada por Eduardo Braga (MDB) em agosto desapareceu, dando lugar a um empate técnico com Alberto Neto (PL). Os dois aparecem com 39% nas indicações para as duas vagas em disputa.

Logo atrás surge:

  • • Plínio Valério (PSDB) – 34%;
  • • Wilson Lima (União Brasil) – 30%;
  • • Marcelo Ramos (PT) – 21%;
  • • Marcos Rotta (Avante) – 16%.

O levantamento tem 95% de confiabilidade e foi feito do dia 1º a 4 de dezembro, com 2.000 eleitores (1.200 em Manaus e 800 no interior).

Na última pesquisa, de agosto, Braga liderava com tranquilidade. Nos votos válidos, ele tinha 54%, contra 45% de Alberto Neto e 35% de Wilson Lima. Plínio aparecia com 29%, enquanto Marcelo Ramos tinha 20% e Rotta, 17%.

Como o modelo atual considera voto múltiplo, a dispersão aumenta e deixa claro que o eleitor amazonense distribui suas duas escolhas entre nomes diferentes.

Com pouco menos de um ano até as convenções, qualquer variação regional ou reorganização das alianças pode reposicionar os candidatos.

Por enquanto, a única certeza é a competitividade elevada, que deve marcar a disputa até 2026.

📊 Dados da pesquisa

Amostra: 2.000 entrevistas
Período: 1º a 04 de dezembro
Margem de erro: 2,2%
Confiabilidade: 95%
Abordagem: entrevistas telefônicas assistidas por computador

Leia mais

Foto: Vinicius Loures e Jefferson Rudy/Câmara dos Deputados e Agência Senado