Amazonas é tri nacional no selo Diamante de transparência pública
O estado ficou no topo da pontuação do Programa Nacional de Transparência Pública.
Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 05/12/2025 às 13:54 | Atualizado em: 05/12/2025 às 13:55
O Governo do Amazonas alcançou, pelo terceiro ano consecutivo, o selo Diamante, marca máxima do Programa Nacional de Transparência Pública. Neste ano, além de manter a pontuação de excelência, o Amazonas conquistou a primeira colocação entre todos os governos estaduais do Brasil, consolidando-se como referência nacional em transparência ativa.
O anúncio foi feito quinta-feira (4 de dezembro), durante o 4º Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, em Florianópolis (SC).
A conquista, segundo o governo, é resultado do compromisso do governador Wilson Lima de elevar o padrão de transparência do estado e fortalecer a relação entre governo e sociedade.
Esse compromisso foi assumido como missão prioritária pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-AM), liderada pelo controlador-geral Jeibson Justiniano, que coordenou um amplo trabalho técnico e estratégico envolvendo todas as secretarias e unidades gestoras.
Segundo o governador, o reconhecimento reafirma o caminho que o estado tem percorrido.
“Transparência é um valor que norteia nossa gestão. E esse resultado mostra o quanto avançamos ao colocar o cidadão no centro das políticas públicas. Meu agradecimento especial a todos os gestores que se dedicaram a essa missão”.
O controlador-geral, Jeibson Justiniano, destacou que atingir o topo do ranking nacional só foi possível graças ao engajamento coletivo, na figura dos gestores que atenderam ao chamado do governador e mobilizaram suas equipes para que cada área avançasse em transparência.
“Cada gestor estadual compreendeu a importância desse objetivo e trabalhou incansavelmente para alcançá-lo. Agradeço a todos pelo empenho e dedicação”.
Transparência pública
O Programa Nacional de Transparência Pública, liderado pela Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), é uma das principais iniciativas nacionais voltadas para promover e avaliar a transparência das informações públicas em estados e municípios. Ele utiliza critérios rigorosos de avaliação, que medem a forma como governos disponibilizam informações sobre receita, despesa, folha de pagamento, diárias, contratos, licitações, ações de governo e uma série de outros dados essenciais para o controle social.
As informações são disponibilizadas no Radar Nacional de Transparência Pública, plataforma digital que reúne os índices de transparência ativa de órgãos públicos em todo o país. No sistema, qualquer cidadão pode acessar dados detalhados de cada portal avaliado, comparar resultados e fiscalizar a execução das políticas públicas.
Neste ano, mais de 10 mil portais passam por análise dos 33 tribunais de contas brasileiros, incluindo TCE, TCM, os tribunais de contas do Distrito Federal e da União. O resultado é considerado o principal termômetro de transparência pública do Brasil.
Leia mais
TCE-AM ganha novamente selo nacional Diamante de transparência
Trabalho conjunto
A liderança nacional alcançada, em 2025, demonstra a evolução contínua do Estado na política de transparência. A forte participação dos gestores estaduais, alinhados à diretriz do governador Wilson Lima, foi essencial para garantir o cumprimento dos critérios exigidos pelo PNTP e o aperfeiçoamento dos portais de transparência.
A conquista consolida o Amazonas como referência na administração pública brasileira e reforça o compromisso do governo com a transparência, a responsabilidade e o acesso à informação, pilares fundamentais para uma gestão moderna, eficiente e democrática.
Foto: divulgação/Atricon
