‘Não precisamos estar afirmando o tempo todo aquilo que já somos’
A frase é da bolsonarista Maria do Carmo, após ter seu nome confirmado pela cúpula do PL como candidata a governadora.
Neuton Corrêa, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 26/02/2026 às 13:37 | Atualizado em: 26/02/2026 às 13:37
Em reunião estratégica com a cúpula nacional do Partido Liberal (PL) e o senador Flávio Bolsonaro, em Brasília, a legenda dissipou dúvidas sobre seus rumos no Amazonas: a empresária Maria do Carmo Seffair é, oficialmente, a aposta do partido para a disputa ao Governo do Estado.
Em entrevista exclusiva ao BNC Amazonas, ao repórter Iram Alfaia, concedida logo após o encontro na capital federal, Do Carmo demonstrou confiança na decisão e encerrou as especulações sobre a solidez de seu nome na cabeça de chapa.
Ao ser questionada sobre a consolidação da pré-candidatura, a empresária foi categórica:
“A gente não precisa estar afirmando o tempo todo aquilo que a gente já é. A pré-candidatura está certíssima, sem problema nenhum”.
Costuras ao Senado com chapa puro-sangue
Apesar da definição para o governo, o PL ainda trabalha no desenho final de suas alianças.
Questionada sobre a formação de uma chapa puro-sangue (quando governador e vice são do mesmo partido), Do Carmo confirmou que a legenda caminha nessa direção.
Contudo, ela ponderou que as composições para a vice-governadoria e para a segunda vaga ao Senado ainda passarão por deliberações conjuntas entre as direções estadual e nacional.
O nome do atual senador Plínio Valério (PSDB) foi levado à mesa de negociações pelo próprio Flávio.
Dessa forma, o partido abre a possibilidade de uma aliança estratégica na disputa majoritária.
Sobre essa composição, a pré-candidata adotou um tom de cautela em relação a prazos, projetando uma definição para as próximas semanas.
“Estamos alinhando isso para os próximos dias, talvez para o próximo mês a gente já tenha a data. O que queremos deixar bem claro é que estamos unidos em torno de um projeto e todas as decisões serão tomadas em conjunto”.
Leia mais
Flávio Bolsonaro oficializa hoje Maria do Carmo ao Governo do Amazonas
Alinhamento nacional
A viagem da comitiva bolsonarista a Brasília serviu também para afinar o discurso estadual com a vitrine nacional do partido.
Do Carmo atrelou diretamente a formação de sua chapa no Amazonas ao projeto presidencial de Flávio, sinalizando que a campanha no estado seguirá as diretrizes e a pauta política da cúpula do PL.
“Estamos alinhando os projetos de futuro junto com a candidatura do nosso candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro. Estivemos aqui para mostrar que o Amazonas está unido nesse projeto, que é um projeto de reconstrução do nosso país e do nosso estado”.
Foto: BNC Amazonas
