Número de viagens aéreas deve disparar até 2050
Relatório da Iata projeta forte expansão da aviação, com avanço mais acelerado na Ásia-Pacífico e na África.
Publicado em: 20/03/2026 às 10:55 | Atualizado em: 20/03/2026 às 10:56
A demanda global por viagens aéreas deve crescer fortemente nas próximas décadas e mais que dobrar até 2050, segundo projeção da Associação do Transporte Aéreo Internacional (Iata).
No cenário intermediário traçado pela entidade, o volume global de passageiros deve saltar de 9 trilhões para 20,8 trilhões de passageiros-quilômetros pagos, indicador usado pelo setor para medir o tráfego aéreo.
O estudo considera três cenários. No mais conservador, a demanda chegará a 19,5 trilhões em 2050. No mais otimista, alcançará 21,9 trilhões.
Segundo a Iata, o avanço será puxado principalmente por Ásia-Pacífico e África, regiões com maior potencial de crescimento populacional e econômico.
Europa e América do Norte também devem crescer, mas em ritmo mais moderado.
Para a associação, a projeção reforça a necessidade de ampliar infraestrutura, melhorar o acesso aos mercados e avançar na transição energética da aviação.
Saiba mais na CNN.
Leia mais
Portos e aeroportos terão novas medidas contra exploração sexual infantil
Foto: divulgação
